Rogério Cruz entrega novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Novo Mundo

Publicado em 4.08.2022 às 00:08

O prefeito Rogério Cruz entregou, na tarde desta quarta-feira (03/08), o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Novo Mundo. A unidade, que presta mais de mil atendimentos mensais, passou por ampla reforma para adequações estruturais, com objetivo de garantir segurança e bem-estar às famílias assistidas. 

A unidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) recebeu vistorias no início deste ano, com foco no apontamento das melhorias e estruturas a serem adequadas. A partir daí, foi empreendida ampla reforma que abrangeu toda a estrutura física, como reforço de parede, pintura e telhado, e adequação da piscina e quadra de esportes. 

O trabalho foi executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) no prazo estipulado, de forma a não comprometer o atendimento à população. 

Rogério Cruz salientou que a entrega do Cras, totalmente reformado, era de grande espera por parte da comunidade, “especialmente neste momento de volta ao convívio social e familiar”. O prefeito lembrou ter visitado a unidade antes da reforma e visto, de perto, todas as necessidades de adequação. “Uma unidade que tinha pontos interditados pela Defesa Civil e que, hoje, a população recebe com estrutura totalmente nova”, observou. 

Cruz ressaltou que unidades como o Cras “pertencem aos cidadãos, aos projetos sociais destinados a eles, por isso, fizemos questão de executar essa reforma sempre em sintonia com as demandas dos usuários”. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Nélio Fortunato, destacou a urgência nas adequações feitas no Cras. Segundo ele, a unidade carecia de reformas “há 20 anos, período em que sofreu deteriorações que inviabilizavam o atendimento completo à população, no que toca aos espaços comuns” Agora, diante da entrega dos espaços, atividades antes paralisadas podem ser retomadas”.

“A hidroginástica para os idosos, por exemplo, voltará a ser oferecida, pois a piscina foi uma das estruturas reformadas”, mencionou Nélio. Ainda de acordo com o titular da pasta, o Cras Novo Mundo é o primeiro de uma série de adequações a serem realizadas nas unidades de assistência social. “Os outros 14 Cras também serão reformados”, garantiu. 

Raimunda Soares, de 66 anos, já fez cursos de crochê, pintura e bordado na unidade. Segundo ela, com a reforma, “continuará usando a unidade e os serviços que disponibilizarem, inclusive a hidroginástica”. 

Rodney Monteiro, coordenador do Cras Vila Izaura, presenciou a entrega e elogiou a nova estrutura. “Salas para atendimento e acomodação das equipes, espaços para desenvolverem várias atividades, além de um pátio enorme, ficou muito bom”. O gestor aguarda que a reforma chegue à sua unidade. “O Cras atende a 68 bairros de grande densidade demográfica, e precisa muito de adequações, o que deve chegar logo diante do engajamento da gestão”, comemorou. 

Estiveram presentes, dentre outras autoridades, os vereadores Anselmo Pereira, Raphael da Saúde e Pastor Wilson, o chefe de gabinete e secretário particular do prefeito, José Alves Firmino, os secretários municipais Horácio Mello (Mobilidade), Vinicius Alves (Finanças) e a coordenadora do Cras Novo Mundo, Margareth de Oliveira.

Atendimento do Cras
O Cras Novo Mundo atende, em média, 1.013 pessoas da Região Leste, a exemplo do Programa de Atenção Integral à Família (Paif). A iniciativa oferece atendimento a 180 famílias com visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do governo federal.

A unidade também dispõe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que complementa  o trabalho social desenvolvido com famílias pelo Paif, prevenindo situações de risco social, além de fortalecer  a convivência familiar e comunitária. Ao todo, são atendidas 44 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, 35 pessoas de 18 a 59 anos, e 41 idosos. 

No Cras é feita, ainda, a inclusão e atualização cadastral nos programas sociais tanto do governo federal quanto das esferas estadual e municipal. Somente para o Cadastro Único (CadÚnico), foram 1.988 atualizações de janeiro a junho. Já em programas sociais, foram 4.847 novos cadastros no primeiro semestre.    

No mesmo período, foram viabilizados 2.136 benefícios sociais como, por exemplo, a carteira de idoso, isenção de taxas para segunda via de documentos diversos, declarações de viagens para idosos, além da entrega de cestas básicas.