Edição histórica do Interleite Brasil 2022 recebe participantes de todo o país
De forma inédita, Goiânia sedia a 20ª. edição do evento, dias 3 e 4/8, no Centro de Convenções para cerca de 1.500 produtores, pesquisadores e técnicos.
Abertura do evento que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 3, no Teatro Rio Vermelho, do Centro de Convenções de Goiânia, foi marcada com a acolhida dos realizadores e autoridades ao público que participa em formato híbrido. Realização Milk Point e parceiros – Governo Estadual, Sistema Faeg/Senar e Sebrae.
“Para nós, é motivo de muito orgulho e satisfação termos a oportunidade de recepcioná-los nesta edição histórica do Interleite Brasil, que pela primeira vez, acontece em Goiânia”, afirmou o Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
“Parabenizamos Marcelo Carvalho, CEO do Milk Point, e todos os parceiros que tornaram possível a 20ª. edição do Interleite – evento planejado desde 2020”. “Acreditamos que”, continua Antônio Carlos, “quando temos parceiros comprometidos, o êxito é alcançado e esperamos que possam aproveitar, ao máximo, o conteúdo e as diversas temáticas – gestão, fomento, agenda ambiental e de desenvolvimento. A programação técnica foi muito bem construída e será diferencial no desenvolvimento deste importante setor para a economia de Goiás e do nosso país”, completou Antônio Carlos.
O Interleite Brasil segue até amanhã, 4. Antes, porém, no dia 2, ocorreram outros três grandes eventos paralelos. Foram workshops com os temas “Estratégias, manejo e ferramentas nutricionais com impacto no período pós-parto,” ministrado pelo Prof. Felipe Cardoso e por Gilson Dias, para um seleto grupo de participantes e 13º. Fórum MilkPoint Mercado.
De acordo com o CEO do Milk Point, Marcelo Carvalho, “o evento veio para contribuir com os produtores e mostrar os caminhos que o leite tem para ser uma atividade rentável, mesmo se a produção acontece em um ambiente em que existem outras atividades rentáveis. Esta edição é a maior na história do Interleite Brasil, pois registramos 1.200 inscritos na modalidade presencial e mais 200 inscritos no formato on line”.
Marcelo Carvalho destacou ainda que, “a produção de leite no Brasil é feita, majoritariamente, pelo pequeno produtor rural e o Interleite vem mostrar oportunidadesque o produtor pode se beneficiar, tais como, oassociativismo e cooperativismo; de assistência técnica e de programas voltados para melhorias na gestão, qualidade e rentabilidade da produção leiteira. Importante que o produtor participe de momentos como este, para ver e conferir as boas práticas de mercado”, completou Marcelo Carvalho.
O Presidente do Sistema Faeg/Senar, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e deputado federal, José Mário Schreiner, enfatizou que, “o setor do agronegócio pode ajudar o Brasil a combater a inflação, a colocar alimentos mais baratos na mesa da população e o Brasil pode ser o protagonista da paz mundial, por meio da produção de alimentos”.
A programação tem 24 palestras ministradas por produtores, técnicos e especialistas. Os realizadores vão traçar um diagnóstico da cadeia do leite nacional, bem como olhar para o futuro do setor. As discussões, de fato, serão sobre o que os produtores precisam saber sobre o leite no Brasil, os desafios, mudanças no mercado e as oportunidades para quem quer se preparar.
Programação – dia 4/8/22
Painel: Fazendo a tecnologia funcionar: a gestão no centro do negócio leiteiro
Painelistas
Gestão de pessoas transformando a produção de leite – Paulo Fernando Machado, Clínica do Leite.
Tecnologia: Protagonista ou coadjuvante na transformação da Produção leiteira?, Geraldo Filgueiras – Diretor de Negócios, Prodap.
Caso de sucesso: Luciano Cuppari Neto, Fazenda Araquá, Charqueada (SP).
Caso de sucesso: Joe Valle, Fazenda Malunga, Brasília/DF Joe Valle, Fazenda Malunga.
Painel: A agenda ambiental: oportunidades e desafios (04/08)
Painelistas
O que sabemos a respeito dos gases de efeito estufa na produção de leite e quais as estratégias para redução da pegada de carbono no leite? – Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, Embrapa Gado de Leite.
O que é Pecuária Sustentável e por que falamos tanto desse tema atualmente?, Renata Fernandes, Gerente de Marketing da linha Premix da Elanco Saúde Animal.
Pagamento do leite com base na emissão de gases de efeito estufa – o caso da Nestlé René Machado – Diretor de Compra de Leite na Nestlé.
Aproveitamento da cama de compost barn para adubação – um exemplo de agricultura regenerativa – Vinicius Correia, produtor de leite, Orizona (GO).
Painel: Olhando para o futuro
Painelistas
Como escolher tecnologias rentáveis para o negócio produção de leite? – Carlos Eduardo Carvalho, Cooperideal.
Eficiência: caminho para um futuro sustentável – Wagner Abreu, Gerente de Produto Lactotropin e Posilac na Agener União.
O leite em um sistema de produção integrado com outras atividades – Reinaldo Figueiredo, produtor de leite, Cristalina (GO).
Como a qualidade dos volumosos pode ajudar na redução dos custos de produção de leite? – Marina Danés, UFLA (MG).
Desmistificando o uso da tecnologia em produtores familiares: o caso da Cotrijal Renne Granato, Superintendente Novos Negócios & Produção Animal, Cotrijal (RS).