Prefeitura de Goiânia dá início à campanha de imunização contra Poliomielite e Multivacinação, nesta segunda-feira (08/08) 

Publicado em 8.08.2022 às 16:54

A Prefeitura de Goiânia deu início, nesta segunda-feira (08/08), à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Crianças e Adolescentes. Objetivo é atualizar o cronograma vacinal, conforme calendário básico previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI), de forma a reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. Lançamento foi na Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos, no Bairro São Carlos, Região Noroeste da capital.

O calendário de vacinação continua até o dia 9 de setembro, período no qual a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem a expectativa de ampliar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes. Além da imunização de rotina, dentre as ações previstas, está a realização do Dia D de Vacinação, no dia 20 de agosto. 

A aplicação dos imunizantes é feita nas 72 salas de vacinas da capital, de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 17h. A dose contra a poliomielite abrange crianças de um a quatro anos. Os demais imunizantes complementam o esquema vacinal do público de zero a 14 anos. A ação deve alcançar mais de 80 mil pessoas nessa faixa etária. 

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), Febre amarela. A SMS reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas, sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real.

Durante o lançamento, o titular da SMS, Durval Pedroso, afirmou que o sucesso da campanha depende de um esforço coletivo entre o Estado, os municípios e a própria sociedade para uma grande adesão. “Sempre reforçamos a importância de manter as vacinas de rotina em dia. Os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir mais de 30 doenças. Para isso, contamos com o apoio da população, sobretudo dos pais para que levem as crianças e os adolescentes às nossas salas de vacina para elevar a cobertura vacinal tanto da pólio, quanto de outras vacinas”, reforçou.

Reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) são os objetivos das campanhas apontados pelo titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Sandro Rodrigues. “Se não vacinarmos o maior número de crianças e adolescentes, temos sim o risco de termos a volta de doenças que estavam erradicadas”, alertou o secretário, lembrando que a meta dos municípios é alcançar o índice de 95% de cobertura vacinal.

“É fundamental que os pais e responsáveis levem esse público até os postos de saúde para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos ficar suscetíveis às doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS. São doenças que estão ocorrendo em outros países, e o risco de reintrodução no Brasil é grande, por isso enfatizamos a importância de melhorarmos a cobertura vacinal”, pontuou o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes.

A primeira criança a receber as duas gotinhas que previnem contra a Poliomielite na USF São Carlos foi a Bella Martins de Oliveira Souza, de 04 anos, que estava com o cartão de vacinação completo. Ao lado da mãe, Larissa Martins, Bella contou que não vai ficar doente e que a vacina a deixa bem forte. “As crianças precisam se vacinar para não ficar dodói e ter a força de um dragão”, advertiu. 

Documentos
Para vacinação, as crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. A lista completa com as unidades de saúde e o horário de funcionamento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).