Ismael comemora hemodiálise da Policlínica de Formosa
A entrada em funcionamento do serviço de hemodiálise na Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, inaugurada nessa terça-feira, 9, é um marco a ser comemorado por toda a Região do Entorno. O serviço é fruto da implantação da regionalização da saúde iniciado pelo ex-secretário da Saúde, Ismael Alexandrino que entregou seis policlínicas e as equipou para atender a população.
Em tempo recorde a direção da Policlínica fez adequações e implantou um completo serviço de hemodiálise para atender diariamente 21 pacientes, sendo três turnos de sessões de segunda a sábado, o que totalizará 42 pacientes atendidos por semana, resolvendo grande parte da demanda do município.
“Essa Policlínica Estadual em Formosa e esse serviço de hemodiálise fazem parte de uma estratégia ampla de gestão da saúde que foi regionalizar os serviços, levando atendimento para perto da população e facilitando o acesso”, lembrou Ismael Alexandrino.
A entrada em funcionamento da Policlínica em março desse ano contemplou a Região do Entorno com um atendimento de saúde de excelência, atendendo 31 municípios.
A unidade de saúde conta com 26 consultórios destinados a assistência médica de diversas especialidades e ao atendimento por equipe multiprofissional, um laboratório e 16 salas para execução de exames de imagem, inclusive com Tomografia Computadorizada. A policlínica também recebeu uma unidade móvel, a Carreta da Prevenção ao Câncer, voltada para ações de rastreamento e prevenção a câncer de mama e colo uterino nos municípios que compõem a região de abrangência.
Além de Formosa, Ismael Alexandrino pilotou a regionalização da saúde que implantou policlínicas em cidades espalhadas pelo interior de Goiás como Posse, Goianésia, Quirinópolis, Goiás e São Luís de Montes Belos.
O serviço de hemodiálise inaugurado em Formosa é considerado de excelência técnica e vai resolver grande parte dos problemas de atenção a pacientes dialíticos. “É muito bom ver a população ser contemplada por serviços tão abrangentes e com uma saúde humanizada”, frisou Ismael Alexandrino.