• Ato pela democracia: 22 capitais e DF têm manifestações nesta quinta (11) 

    Publicado em 10.08.2022 às 18:56

    Mais de 840 mil brasileiros e brasileiras assinaram a Carta em defesa do Estado Democrático de Direito, em protesto contra as declarações autoritárias de Bolsonaro e ataques à democracia. Nesta quinta-feira, 11, o povo vai às ruas do país em ato por eleições diretas e contra os retrocessos do país.

    Os atos são estimulados pelo comitê organizador do evento na região central de São Paulo e estão marcados em dezenas de faculdades de direito, associações e escolas espalhadas pelas cinco regiões do país.

    Na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco ocorrerão dois atos: um, às 10h00, no Salão Nobre, com a leitura de manifesto; e outro às 11h30, será a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”.

    A mobilização nacional é organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central de Movimentos Populares (CMP), universidades, movimentos sociais, sindicatos e colegiados, além de partidos políticos.

    Ao participar do Jornal PT Brasil na edição desta quarta-feira, 10, a assessora da liderança do PT no Senado, Tânia Oliveira, afirmou que o Brasil vive um “teste para as instituições” devido as ameaças de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral, a autoridades do poder Legislativo e outras ações do atual presidente contra à democracia. Além disso, a integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) comenta as cartas em defesa da democracia.

    Carta em defesa do Estado Democrático de Direito

    Como manifesto, uma Carta às Brasileiras e Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direitos acumula mais de 840 mil assinaturas entre juristas, professores, artistas, atletas, políticas e sociedade civil contra a postura golpista de Bolsonaro. Lula também assinou a carta nesta segunda-feira, 8.

    O documento, elaborado na Faculdade de Direitos da Universidade de São Paulo (USP), une todos os setores da sociedade contrários às declarações bolsonaristas contra o resultado das eleições, às fake news sobre as urnas eletrônicas e contra os ministros do país.

    A carta, que visa combater as notícias falsas e ataques contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, será lida publicamente durante os atos.

    Faça parte do manifesto no link: https://www.estadodedireitosempre.com/

    Locais de atos marcados

    Alagoas

    Maceió – Praça do Centenário, 8h

    Amazonas

    Manaus – Praça da Saudade, às 15h

    Bahia

    Salvador – Praça do Campo Grande, às 9h

    Ceará

    Fortaleza – Praça da Bandeira, às 9h; Gentilândia, às 16h; e Casa do Estudante, às 19h

    Distrito Federal

    Brasília – Às 15h, tem ato no  Congresso Nacional.

    Espírito Santo

    Vitória – Praça Costa Pereira, 10h

    Goiás

    Goiânia – Praça Universitária, às 17h

    Maranhão

    São Luiz – Praça Deodoro, às 16h

    Minas Gerais

    Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos, às 17h

    Mato Grosso

    Cuiabá – Liceu Cuiabano, às 19h

    Mato Grosso do Sul

    Campo Grande – Câmara Municipal, às 10h

    Pará

    Belém – Mercado São Braz, às 17h

    Paraíba

    João Pessoa – Lyceu Paraibano, às 14h

    Paraná

    Curitiba – Praça Santos Andrade, às 15h30

    Pernambuco

    Recife – Rua da Aurora, às 15h

    Piauí

    Teresina – Praça Rio Branco, às 8h30

    Rio de Janeiro

    Rio de Janeiro – Candelária, às 16h

    Rio Grande do Norte

    Natal – Midway Mall, às 14h30

    Rio Grande do Sul

    Porto Alegre – Colégio Júlio de Castilhos, às 8h; Faculdade de Direito da UFRGS, às 10h; e ato Palácio Piratini, às 12h

    Rondônia

    Porto Velho – UNIR Centro, às 17h (concentração às 16h30)

    Santa Catarina

    Florianópolis – Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 10h

    Chapecó – saguão da Reotira da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), às 10h

    São Paulo

    • Às 11h, será lida a Carta às brasileiras e brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, na faculdade de Direito da USP.
    • Às 9h e às 17h, atos de massa serão realizados em frente ao Masp, na Avenida Paulista.
    • Campinas – Largo do Rosário, às 10h
    • Ribeirão Preto – Faculdade de Direito, às 10h; e Esplanada do Teatro Pedro II, às 17h
    • Santos – Praça dos Andradas, às 10h

    Sergipe

    Aracaju- Praça Getúlio Vargas, Bairro São José, às 15h