Trindade: projeto Escola no Parque é retomado e ampliado para chegar a 8 mil alunos 

Publicado em 15.08.2022 às 18:34

A Prefeitura de Trindade retomou o projeto Escola no Parque nesta segunda-feira (15/08). A iniciativa será ampliada e, de 5 mil alunos da Rede Municipal atendidos no ano passado, pode passar para 8 mil beneficiados em 2022, e para 15 mil no próximo ano. A retomada foi junto com uma homenagem à educadora ambiental Márcia Pereira Rodrigues, que morreu em março.

Durante solenidade no Parque Ecológico Maria Perillo, foi descerrada placa em homenagem à professora que marcou a história da educação ambiental em Trindade pela grandeza dos seus projetos e a determinação de suas ações que aliavam o conhecimento como forma de proteção ao meio ambiente. 

As secretarias de Educação e de Meio Ambiente, que atuam juntas no Projeto Escola no Parque, e por onde transitava a educadora ambiental, se uniram também na homenagem que contou com a presença dos pais, José e Maria Rodrigues, e os filhos de Márcia, Pedro e Giovanna Rodrigues.   

O prefeito Marden Júnior, que já havia prestado homenagens para a professora na ocasião do falecimento, assinou decreto municipal batizando a sala de educação ambiental do Parque com o nome de Márcia Pereira Rodrigues. Na cerimônia desta segunda ele foi representado pelo vice-Prefeito, Pastor Alcione Acácio.

O vice-prefeito elogiou a retomada do projeto, que teve as atividades presenciais suspensas por causa da pandemia de Covid-19. “Ver isso acontecendo no Parque de novo é muito bom”, citou, observando, por outro lado, a importância de se homenagear Márcia Rodrigues. 

“Ela deixou um legado, tinha um carinho, uma dedicação e um comprometimento especiais com tudo o que fazia pelo meio ambiente”, reforçou Alcione Acácio.

Representando a família, Giovanna Rodrigues, a filha da educadora, agradeceu pela homenagem. “Este é um reconhecimento e um carinho por alguém que era apaixonada pelo que fazia, que se dedicava profundamente ao trabalho”, resumiu. 

Secretário de Educação de Trindade, Sérgio Sanches chamou a atenção dos presentes dizendo que se tornou impossível falar do futuro “sem associar a educação ao meio ambiente, como fazia a professora Márcia”. 

Em sua participação, o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur, explicou que o objetivo do projeto é preparar as crianças para encontrar, reconhecer e cuidar do meio ambiente no futuro. “Elas são a mudança”, enfatizou, lembrando que, neste processo, a professora Márcia teve um papel de “sacerdócio”. 

De acordo com ele, a parceria entre as duas secretarias engrandece o município ao trazer o máximo de crianças para o Projeto Escola no Parque, planejando atingir as 15 mil matriculadas na rede municipal no próximo ano. 

Na sala de educação ambiental do Parque Maria Perillo as crianças fazem o treinamento básico e depois realizam visita ao interior da unidade durante a qual são apresentadas, em campo, às características mostradas na sala, podendo relacionar teoria e prática. 

Já na retomada desta segunda-feira, um grupo de alunos da Escola Municipal Cirandinha participou de uma dessas aulas. Foi uma oficina de produção de arte usando sementes. 

Elas fizeram montagem de animais e cenários de vegetação com a colagem de sementes como Baru, Flor do Cedro, Coco de Bacuri, Timbi, caroço de azeitona, pata de vaca, entre outras. Corujas, hienas, emas, flores, mini-árvores do Cerrado surgiram a partir do imaginário infantil despertado pelas aulas e o contato com as sementes.

O evento de retomada do projeto foi prestigiado pelos vereadores Pastor Zeca e Raimundo Neto, além de vários secretários municipais.