Paciente infectada por coronavírus relata perda de paladar e olfato
Uma mulher japonesa infectada pelo novo coronavírus contou à NHK que perdeu seu senso de paladar e de olfato por cerca de 10 dias desde a fase inicial em que começou a manifestar os sintomas do vírus.
Esse relato aconteceu após a Organização Mundial da Saúde, a OMS, ter dito no início desta semana que havia recebido uma série de relatos de casos similares.
A mulher, na faixa dos 20 anos, testou positivo para o vírus no dia 5 de março. Ela teve alta em um hospital de Sapporo, na região norte do Japão, na terça-feira desta semana.
Ela contou à NHK, por telefone, que começou a ter uma tosse leve por volta do dia 4 de março. Também notou que estava incapaz de sentir o sabor das comidas ou o cheiro de alguns itens, tais como perfume ou xampu. Ela desenvolveu uma febre superior a 37,5 graus no dia 7 de março.
Acrescentou que seu pai, que está na faixa dos 80 anos, e uma mulher conhecida, na faixa dos 20 anos, também ficaram infectados. Ambos lhe disseram que, temporariamente, manifestaram perda de paladar e de olfato.
Na segunda-feira, a OMS disse, em uma coletiva para a imprensa, que está cooperando com alguns países para investigar a perda de olfato e de paladar como sintomas precoces em potencial do coronavírus.(NHK, emissora pública do Japão)