• Major Vitor Hugo defende proteção ambiental atrelada ao desenvolvimento econômico

    Publicado em 15.09.2022 às 13:35

    “O meu plano de governo contempla a conjunção entre o desenvolvimento da economia e a preservação ambiental. Temos uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo, mas realmente é preciso ter mais fiscalização”, frisou o candidato do PL ao governo de Goiás, Major Vitor Hugo, em entrevista à Rádio Band News FM no fim da tarde desta quarta, 14. Temas como a privatização da Saneago, a saúde e a segurança pública também foram destaques no programa. 
    “Tenho plena convicção de que os produtores rurais são aqueles que mais preservam o meio ambiente, pois sabem que isso é fundamental para a sua atividade”, refutou o candidato quando os apresentadores Rosane Kotoski e Segismar Júnior afirmaram que, segundo pesquisas, o agronegócio é o grande responsável pelo desmatamento em Goiás e no Brasil em geral. Major Vitor Hugo acrescentou que desconfia que os dados acerca do desmatamento não estejam em níveis tão comprometedores como apontam os ambientalistas e críticos à política ambiental do Brasil. “As maiores críticas à nossa política ambiental vêm, principalmente, de países europeus. Menos de 3% de suas florestas foram preservadas”, apontou. 
    Apesar desta observação, o candidato assegura que, em seu mandato como governador, fará cumprir a legislação ambiental existente, fortalecendo e ampliando a estrutura dos órgãos de defesa do meio ambiente, com a realização de concursos públicos. Major Vitor Hugo defende também outras medidas que contribuirão para a preservação ambiental, como o fomento à energia limpa. “A construção de represas no sistema de PCHs é um dos focos do nosso plano de governo, pois dessa maneira teremos uma forma de geração de energia que produz desenvolvimento ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente”, destacou Major Vitor Hugo, que defende também o incentivo ao uso da energia solar. 

    Saneago
    O acesso à água potável e ao tratamento de esgoto em todo o estado, segundo o candidato, será garantido em seu governo com a privatização total da Saneago. “Até agora só metade da companhia foi privatizada. Queremos chegar a 100%, pois só assim poderemos garantir que toda a população goiana possa ter acesso a água potável. Sou favorável ao Novo Marco do Saneamento, aprovado durante minha atuação como líder do governo na Câmara”, disse Major Vitor Hugo, citando exemplos de outros estados que já estão tendo muito sucesso em privatizações semelhantes à que assegura que vai promover em Goiás, como o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Alagoas.

    “Goiás está traumatizado com a privatização da Celg e outras que ocorreram antes do governo Bolsonaro, mas adotaremos, para a privatização da Saneago, procedimentos bem mais sérios e detalhados, baseados nas experiências destas privatizações que foram bem-sucedidas”, assegurou. 

    Saúde
    Para promover o acesso à saúde para toda a população goiana nas diferentes regiões do estado, Major Vitor Hugo se compromete a contribuir para o desenvolvimento da saúde básica. “Mesmo que a saúde básica seja atribuição do município, os municípios não recebem recursos suficientes, porque há uma concentração de verbas nos governos federal e estadual. Para mudar esta realidade e atender realmente a população mais carente, vamos apoiar os municípios, pois a saúde é o principal eixo do meu plano de governo”, afirmou.

    Além do investimento na atenção à saúde básica, Major Vitor Hugo reitera que vai transformar os grandes hospitais existentes no estado, as policlínicas, em “hospitais do futuro”. Trata-se de um projeto que, a partir de R$ 6 milhões de investimento em cada hospital, fará diminuírem os altos índices de fila de espera por procedimentos na rede pública, que chegam a 100 mil. O candidato se compromete, também, com a conclusão do Hospital Regional de Águas Lindas, para melhor atender a população do entorno de Brasília. Como deputado, ele garantiu R$ 20 milhões para aquisição dos equipamentos do hospital, valor que já foi repassado à Secretaria Estadual de Saúde.
    A revisão do atual sistema de OSs é outro ponto de seu plano de governo. “Vamos auditar este sistema para saber se ele realmente funciona para a população”, assegurou. 

    Segurança pública

    “Temos uma percepção de que a segurança pública melhorou em Goiás, mas na verdade isso não está ocorrendo por causa do atual governo, e sim devido aos esforços do presidente Bolsonaro”, ressaltou Major Vitor Hugo. O candidato conta que os servidores do setor — tanto policiais civis e militares quanto os guardas municipais — têm chegado até ele com grandes reclamações acerca de interferências políticas nas promoções e, também, acerca do pouco respeito por suas carreiras. 
    Na entrevista, Major Vitor Hugo garantiu ainda a realização de mais concursos para a segurança pública. Além disso, ele defende que a experiência adquirida no exercício militar possa ser utilizada como título nos concursos públicos da área de segurança. 

    O candidato ao governo de Goiás destacou, com veemência, que é contra a obrigação do uso de câmeras nas fardas dos policiais. “Os princípios de hierarquia e disciplina, por si sós, são suficientes para o combate aos policiais transgressores — eles devem sim, ser punidos, mas a grande maioria é de bem. Assim, seria um desperdício a implementação destas câmeras, pois a segurança pública necessita de investimentos para outros gastos essenciais”, frisou Major Vitor Hugo.