• Mulheres são o grande destaque de pesquisa para Câmara dos Deputados

    Publicado em 17.09.2022 às 12:24

    Em pesquisa espontânea divulgada pela Direct/BandNews, realizada de 1º a 6 de setembro, seis mulheres estão entre os 10 primeiros colocados para a corrida a deputado federal. Se confirmada, Goiás terá pela primeira vez mais de um terço de uma bancada feminina.

    A jornalista Silvye Alves (UB) é a grande surpresa no topo da liderança com 5,2%, seguida da deputada Flavia Morais (PDT) 4,8% e do deputado Zacharias Calil (UB) com 4,1%. 

    O empresário Professor Alcides (PL) com 3,9% e o deputado José Nelto (PP) com 3,7% completam os cinco primeiros. A revelação no grupo é a vereadora Marussa Boldrin (MDB) com 3,5%, em sexto lugar, acompanhada na sequência pela deputada estadual Lêda Borges (PSDB) com 3,2%, com a força do Entorno do Distrito Federal. 

    A deputada Adriana Accorsi (PT) com 3,1%, a deputada Magda Mofatto (PL) com 2,8% e o deputado Alcides Rodrigues (Patriota) 2,8% fecham a lista dos 10 primeiros.

    A pesquisa ouviu, no total, 6.001 eleitores em um universo de 30 municípios do Estado. A margem de erro é de 1,3 ponto porcentual para mais ou para menos. A amostra foi estratificada nas condições filtro da sondagem – faixa etária idade igual a 16 anos, residência fixa na respectiva região da pesquisa. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o 03443/2022.

    Novas regras eleitorais que exigem participação mínima na chapa e na distribuição do fundão eleitoral são um dos motivos para este recorde histórico feminino.