Lula em SC: “O Brasil nunca precisou tanto do seu povo”
“Vou voltar porque tenho certeza de que o Brasil nunca precisou tanto do seu povo como está precisando agora. E tenho certeza de que a gente vai poder, em quatro anos, recuperar e reconstruir este país.”
Com essas palavras, durante comício em Florianópolis, neste domingo (18), Lula incentivou o povo de Santa Catarina e de todo o Brasil a se engajar na reta final da campanha e buscar, nestes próximos 14 dias, uma vitória definitiva já no primeiro turno das eleições.
Lula pediu ainda que se busquem votos não só para ele e Geraldo Alckmin (PSB), seu candidato a vice-presidente, mas também para senadores e senadoras, deputados e deputadas que compõem o Time do Lula.
“Eu preciso de senadores e deputados. Porque, se a gente ganhar, a gente vai ter que dar um jeito no Centrão, acabar com o orçamento secreto, cumprir o salário da enfermagem e melhorar o piso dos professores”, afirmou.
“Vamos devolver ao país a alegria”
Seu novo governo será um governo construído de forma democrática, garantiu o ex-metalúrgico. Serão retomadas as Conferências Nacionais para elaboração de políticas públicas e criados ou recriados importantes ministérios, como o das Mulheres, da Cultura, da Pesca, da Segurança Pública e dos Povos Originários.
“Nós temos que assumir a responsabilidade, mais uma vez, de devolver ao país a alegria, a esperança, a felicidade, o direito de sorrir, o direito de comer três vezes ao dia, o direito de sonhar com uma universidade e uma escola técnica, o direito de sonhar e poder cuidar da família dignamente, que é o sonho de todos nós”, discursou Lula.
E ressaltou que o objetivo nunca será o de tirar nada de ninguém, mas de garantir dignidade a todos. “O que queremos é uma casa, criar nossos filhos em paz e harmonia e que eles possam estudar e possam tirar um diploma de doutor. O que nós queremos é que nossos jovens, depois de formados, tenham um emprego de qualidade.”
Pensando na juventude, Lula se comprometeu ainda em investir mais em ciência e tecnologia e em levar banda larga a todo o território nacional. “É para que a gente possa enfrentar o conhecimento digital e não ficarmos pendurados no conhecimento americano ou chinês. A nossa juventude é inteligente, a gente pode criar, inventar e não depender da indústria de dados deles”, analisou.
“Minha causa é o povo brasileiro”
Por isso, uma das preocupações será também o de apoiar o empreendedorismo, garantindo crédito para quem deseja investir em um novo negócio. “O que nós precisamos é dar oportunidade. Não é o Estado quem faz, o Estado abre as portas. Quem vai fazer é a juventude brasileira, na hora em que ela tiver oportunidade”, previu.
Lula ainda desafiou Jair Bolsonaro a mostrar alguma grande obra que tenha feito em Santa Catarina e anunciou que retomará os investimentos em saneamento básico e no Minha Casa Minha Vida, que além de melhorar a qualidade de vida população, geram empregos.
E lembrou que seu maior compromisso continua sendo o de acabar com a fome no país, o que já fez um a vez. “A minha causa se chama Brasil, se chama povo brasileiro, e esse povo vai voltar a ter emprego, a comer, a passear. Vai voltar a sorrir e a ser feliz outra vez.