• Em 2007, Marconi apresentou projetos para criar universidades federais em Jataí e Catalão 

    Publicado em 21.09.2022 às 18:50

    Candidato ao Senado, Marconi Perillo (PSDB 456) foi o primeiro a propor a criação de universidades federais em Jataí e Catalão. Em 2007, seu primeiro ano como senador, o tucano apresentou projetos de lei com o objetivo de autorizar o governo federal a criar a Universidade Federal do Sudoeste de Goiás e a Universidade Federal do Sudeste de Goiás.

    No primeiro caso, com sede em Jataí. No segundo, em Catalão. Mais tarde, em 2018, quando Marconi era governador e articulou junto à Presidência da República durante anos para viabilizar as ideias, foram inauguradas universidades federais em ambos os municípios, apenas com uma mudança nos nomes.

    O compromisso de Marconi com a educação de Goiás resultou, portanto, na Universidade Federal de Jataí (UFJ) e na Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Ainda no período em que esteve no Senado, o tucano propôs a criação de outras dez instituições de ensino federal em Goiás, que o governo federal não teve condições de levar adiante.

    Foram elas: Universidade Federal do Sul de Goiás, em Itumbiara; Universidade Federal do Nordeste de Goiás, em Formosa; Universidade Federal do Norte de Goiás, em Porangatu; Universidade Federal Cora Coralina, na Cidade de Goiás; Escola Técnica Federal de Anápolis; Escola Técnica Federal de Itumbiara; Escola Técnica Federal de Luziânia; Escola Técnica Federal de Formosa; Escola Técnica Federal de Iporá.

    Todos os casos citados foram propostos em 2007. Houve, ainda, um projeto de lei, apresentado em 2009, para criar um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) na Região Noroeste de Goiânia.

    Na atual campanha para o Senado, Marconi, além de resgatar seu legado na área educacional, se comprometeu a lutar por mais três universidades federais no estado: uma no Entorno do Distrito Federal, outra em Anápolis e mais uma na Cidade de Goiás.