Governador anuncia venda da Enel Distribuição Goiás

Publicado em 23.09.2022 às 11:31

O governador de Goiás Ronaldo Caiado anunciou no início da manhã desta sexta-feira (23/09) a venda da Enel Distribuição Goiás para a Equatorial Energia S.A., uma holding brasileira que opera atualmente na distribuição de energia com 6 concessionárias, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá. A negociação foi finalizada nesta madrugada, em um movimento da Enel para evitar a caducidade (cancelamento) do contrato em razão do descumprimento, pelo segundo ano consecutivo, das metas de melhoria dos serviços acordadas com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Vamos, sem dúvida alguma, cobrar também para que a Equatorial cumpra com o contrato em Goiás, que invista e que realmente dê condições para o nosso Estado desenvolver a passos largos. Vocês sabem que, com energia, Goiás vai voar mais alto. Vamos continuar acompanhando e exigindo que essa nova empresa venha atender a demanda do povo goiano”, garantiu o governador.

A saída da Enel da distribuição de energia em Goiás vinha sendo antecipada pelo governador, que acompanhava os bastidores. Em entrevista recente, Caiado firmou que “o melhor caminho para a Enel é que desista de tentar lucrar com a operação de venda e transfira o controle”, reafirmando o movimento do governo para que Enel se retirasse do setor de energia no Estado.

A Equatorial chega a Goiás com a missão de realizar os investimentos necessários para atender uma demanda reprimida por energia elétrica, depois de anos de subinvestimentos na operação. A aquisição da companhia em Goiás é uma das maiores feitas pela holding brasileira do setor e especialistas afirmam que tem um dos maiores retornos projetados para a Equatorial.