Equatorial Energia é dona de empresas com desempenho piores que a Enel 

Publicado em 23.09.2022 às 14:25

A empresa Equatorial, que comprou a Celg D na madrugada desta sexta-feira (23), é proprietária das duas piores concessionárias de energia do Brasil, a Equatorial e a CEEE, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir do critério de Desempenho Global de Continuidade (DGC). 

O índice leva em consideração a frequência de interrupções em relação ao limite estabelecido pela agência, que é de 5,98 interrupções em média por consumidor em 2021.

No ranking das 29 concessionárias de grande porte, as empresas do grupo Equatorial são as últimas colocadas, em 28⁰ e 29⁰ posição, pelo desempenho ruim de frequência de interrupções. Elas perdem apenas para a Enel, que é a 27ª colocada. 

Ou seja, de acordo com a Aneel, a nova dona da celg D é ainda pior que a Enel, que atualmente é a concessionária energética em Goiás. 

Nos últimos anos, os goianos vêm enfrentando uma série de problemas com energia, perdendo em competitividade, gerando prejuízos aos produtores, com impactos diretos na economia e retração de várias empresas, que deixaram de vir para o Estado pela instabilidade elétrica.