• Último dia da campanha de vacinação antirrábica ocorre neste sábado, 24 

    Publicado em 24.09.2022 às 04:48

    Neste sábado, 24 de setembro, ocorre o último dia da Campanha de Vacinação Antirrábica em Aparecida de Goiânia. A ação itinerante promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará disponível em nove bairros: Parque das Nações, Colina Azul, Independência Mansões, Andrade Reis, Veiga Jardim, Santo André, Serra Dourada III, Parque Rio das Pedras e no Residencial Villlage Garavelo, no Parque da Família.

    Os postos de imunização vão funcionar em unidades de saúde e escolas, das 8 às 17 horas. A ação é uma oportunidade para a população proteger gratuitamente seus cães e gatos contra a raiva, que é uma doença letal e transmissível ao ser humano.

    Desde o dia 27 de agosto a SMS tem passado por diferentes regiões da cidade, sempre aos finais de semana, levando a imunização gratuita aos animais domésticos. O objetivo é facilitar o acesso ao serviço. Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada no setor Pontal Sul, aplica a vacina antirrábica diariamente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

    Quem tem mais de cinco animais domésticos também tem a facilidade de agendar a vacinação em domicílio. Assim, profissionais da SMS levam o imunizante até os animais. O agendamento é feito pelos números (62) 3545-5921 e (62) 3545-5922, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O serviço de vacinação domiciliar também atende casos em que os tutores dos animais tenham dificuldade de locomoção, tais como pessoas acamadas e deficientes físicos, ou que têm animais mais agressivos.

    Regras

    O chefe da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Thulio Durães, explica que para receber a imunização os cães e gatos têm que ter mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando: “A vacinação antirrábica só não é indicada para animais doentes, desnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. De qualquer forma, antes da aplicação, nossa equipe avalia cada caso e orienta os tutores”.

    Postos em funcionamento neste sábado (24 de setembro):

    UBS Parque das Nações

    UBS Colina Azul

    UBS Independência Mansões

    UBS Andrade Reis

    UBS Veiga Jardim

    UBS Santo André

    Escola Municipal Roque Inocêncio

    Escola Municipal Olentino Xavier da Costa

    Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo

    Escola Municipal Deraldo Lisboa

    Parque da Família – Avenida Independência