• Prêmio IEL de Estágio chega à ‘maioridade’ com pódio dominado pelas ciências exatas 

    Publicado em 30.09.2022 às 07:38

    As Ciências Exatas dominaram o topo do Pódio da 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio 2022. Dois estudantes de Engenharia e um de Tecnologia da Informação foram os grandes vencedores da categoria Projetos Inovadores. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quarta-feira, 28 de setembro. O evento foi realizado no Salão Daniel Viana, no 4º andar da Casa da Indústria.

    “O maior significado de uma conquista provém de uma série de desafios, cuja persistência é o maior aliado nessa luta. Vitória sem luta é triunfo sem glória. Vencer o Prêmio IEL se coloca como parte da minha vida, do meu desenvolvimento e do meu crescimento, tanto pessoal quanto profissional, sendo assim o mediador na construção de novas virtudes. Agradeço o apoio e o reconhecimento”, comemorou Matheus Almirante de Souza, de 22 anos, que ficou em 1º lugar na categoria Projetos Inovadores, porte grande, como estagiário da Caoa Montadora, de Anápolis, formando a equipe com seu supervisor Marcelo Mendes Ferreira.

    Matheus Almirante cursa o 10º período de Engenharia Mecânica na Universidade Evangélica de Anápolis (UniEvangélica). Seu projeto é centrado em uma estratégia de gestão em que os ativos adquiridos primeiro são vendidos primeiro, visando à redução de defeitos provenientes da área de transporte dos componentes. Como consequência, há a diminuição do índice de repinturas.

    Na categoria Projetos Inovadores, porte médio, o estagiário vencedor foi Matheus Henrique Ignácio dos Santos Ferreira, de 27 anos, estudante do 10º período de Engenharia Civil da Universidade Paulista (Unip). “Vencer o Prêmio IEL é extremamente importante para mim, tanto no lado pessoal, quanto acadêmico e profissional”, comemorou o estagiário em gestão de obra na Sousa Andrade Construtora. “O princípio de evolução com tecnologia, visando o ambiental, já e é visto e vivido. Logo, faço questão em me impor totalmente a sempre buscar desenvolvimento social e civil, objetivando e defendendo sempre direitos e deveres tanto humano como ambiental”, completou Matheus, que apresentou um projeto de redução de consumo de aço nas obras.

    Na subcategoria porte pequeno, da Projetos Inovadores, o vencedor é cria do Sistema S, Vinicius Fernandes da Silva. O jovem, de 19 anos, cursa o 2º período de Engenharia de Software no SENAI FATESG e é estagiário de TI no SESI Jardim Colorado.

    Seu projeto é o Sistema de Transferência Operacional de Bens, que busca fortalecer a logística e comunicação entre SESI, SENAI e FIEG, por meio de transferências internas de itens, objetivando a diminuição dos índices de gastos na procura de bens materiais. “Ganhar o Prêmio IEL de Estágio significa que todo o esforço e dedicação que dou ao meu trabalho estão sendo recompensados de uma ótima forma. Esse tipo de recompensa que me faz dedicar cada dia mais no meu trabalho”, ressaltou Vinícius.

    ÓRGÃO PÚBLICO INOVADOR

    Na categoria Órgão Público Inovador, a vencedora é a prefeitura de Cidade Ocidental. “É muito gratificante e me sinto bem como gestor. Mas imagino que para cada jovem que teve essa oportunidade, é olhar para nossa cidade e dizer: ‘que bom que fiz parte dessa vitória’. Ter essa vitória para nossa cidade é sinal que estamos investindo no jovem. Pensar em IEL, em estágio e no jovem é pensar em quem vai tocar o Brasil, é pensar hoje”, afirmou Fábio Correa, prefeito de Cidade Ocidental.

    PÓDIO DO 18º PRÊMIO IEL DE ESTÁGIO – ETAPA ESTADUAL 2021

    CATEGORIAS

    RESULTADO FINAL

    CATEGORIA EDUCAÇÃO INOVADORA – SUPERIOR

    1º lugar
    Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)

    2º lugar
    UDF Centro Universitário

    3º lugar
    Universidade Federal de Goiás (UFG)

    CATEGORIA EDUCAÇÃO INOVADORA – TÉCNICO

    1º lugar
    SENAI Vila Canaã

    CATEGORIA EMPRESA INOVADORA (classificação única)

    Grande Porte
    Agroquima Produtos Agropecuários LTDA

    Médio Porte
    Agrex do Brasil LTDA

    Pequeno Porte
    GMPR Advogados

    CATEGORIA ÓRGÃO PÚBLICO INOVADOR
    1º lugar

    Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental

    CATEGORIA PROJETOS INOVADORES

    Grande Porte

    1º lugar
    Empresa: CAOA Montadora de Veículos S/A
    Estagiário: Matheus Almirante de Souza
    Supervisor: Marcelo Mendes Ferreira

    2º lugar
    Empresa: Geolab Indústria Farmacêutica S/A
    Estagiário: Júlio César de Oliveira
    Supervisora: Sandra Emília de Lima Silveira

    3º lugar
    Empresa: CAOA Montadora de Veículos S/A
    Estagiário: Seir de Medeiros Vargas
    Supervisor: Pedro Henrique de Oliveira Guimarães

    Médio Porte

    1º lugar
    Empresa: Sousa Andrade Construtora
    Estagiário: Matheus Henrique Ignácio dos Santos Ferreira
    Supervisor: André Jânio Sardinha Diniz

    2º lugar
    Empresa: Sousa Andrade Construtora
    Estagiária: Ianca Medeiros da Silva
    Supervisor: Renato de Oliveira Souza

    Pequeno Porte

    1º lugar
    Empresa: SESI Jardim Colorado
    Estagiário: Vinicius Fernandes da Silva
    Supervisor: Glauber Rodrigues da Silva

    2º lugar
    Empresa: SENAI FATEC IB
    Estagiária: Isabela Félix da Silva
    Supervisor: Bruno Fagundes Ferreira

    3º lugar
    Empresa: Gonçalves Macedo e Paiva advogados S/S
    Estagiária: Isadora Estrella Costa
    Supervisora: Bruna da Silva Machado