• Bolsonaro é recebido por primeiro-ministro indiano e visita memorial a Gandhi

    Publicado em 26.01.2020 às 08:34

    No segundo dia de visita à Índia, o presidente Jair Bolsonaro iniciou sua agenda oficial de compromissos em um encontro com o ministro de Negócios Estrangeiros indiano, Subrahmanyam Jaishankar, em Nova Delhi. Após o encontro, o presidente participou de oferenda floral no Memorial Mahatma Gandhi e reconheceu o legado do grande ativista, que pregou a paz, a harmonia e a liberdade.

    Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Cerimônia de oferenda floral no Memorial Mahatma Gandhi. Foto: Alan Santos/PR

    Em seguida, Bolsonaro foi recebido pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para a cerimônia de troca de atos. Os dois países assinaram 15 documentos, entre acordos de cooperação e memorandos de entendimento, para ampliar investimentos e intensificar o uso e a produção de bioenergia e combustíveis como etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás. A exploração de petróleo e gás entre os dois países também foi objetivo de acordo.

    Na área da saúde, os países se comprometeram a estabelecer cooperação interministerial e interinstitucional para aprimorar serviços, treinamento de médicos e incentivo à pesquisa. Na cibersegurança, Índia e Brasil tem prometem promover intercâmbio de informações, boas práticas e de especialistas. Os dois países também aceitaram aprofundar o acordo assinado em 2006 para cooperação tecnológica entre cientistas, instituições de pesquisa e de financiamento.

    Presidente da República Jair Bolsonaro,  e o Primeiro-Minstro da Índia Narenda Modi, durante Cerimônia de Troca de Atos. Foto: Alan Santos/PR

    Outros documentos também visam cooperação jurídica e acordo na Previdência Social para evitar a duplicidade de contribuições previdenciárias de trabalhadores brasileiros e indianos. Na agricultura, haverá parceria no processamento de alimentos e no fortalecimento na colaboração de produção leiteira.

    Bolsonaro afirmou que Brasil e Índia estão entre as maiores economias do mundo e que as parcerias firmadas vão beneficiar os dois países. “Potencializamos, dessa forma, o nosso relacionamento e tenho certeza que, além desses itens aqui tratados, outros surgirão”, concluiu.

    O presidente Bolsonaro faz visita de Estado ao país até o dia 27 de janeiro a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. No domingo (26), o presidente participa das comemorações do Dia da República indiano. Na segunda (27), Bolsonaro participa da abertura do seminário empresarial Brasil-Índia e visita o monumento Taj Mahal.