Marconi presta homenagem a Goiânia pelos seus 89 anos: “Arborizada, tecnológica, moderna e humana”
O ex-governador Marconi Perillo prestou hoje uma homenagem ao aniversário de 89 anos de Goiânia. Em publicação nas redes sociais, texto ressalta as principais características da capital goianiense, na opinião do tucano. “Arborizada, tecnológica, moderna e humana. Estas, na minha opinião, são as principais características de nossa querida Goiânia, uma capital tão jovem que hoje completa 89 anos e que já se destaca no país e no mundo por grandes conquistas em tão pouco tempo”, enfatiza.
Mesmo diante das qualidades da jovem Capital, Marconi lembrou que muito ainda precisa ser feito para que Goiânia se sobressaia em outros aspectos. “E ofereça muito mais para quem aqui mora e para aqueles que a escolhem como seu novo lar”, destaca. “Parabéns para Goiânia e ao povo goianiense, hospitaleiro e de coração aberto!”, finaliza.
No último sábado, em artigo publicado no jornal O Popular, o ex-governador Marconi Perillo, aborda as possibilidades de Goiânia ser uma capital sustentável, tecnológica e desenvolvida socialmente no ano de 2033, com ações que já podem ser implantadas desde agora. No texto, chamado “Goiânia sustentável: presente e futuro”, o tucano ressalta que o aniversário da Capital, comemorado nesta segunda-feira (24), “é o momento mais do que propício para uma profunda reflexão sobre a cidade que queremos para os próximos anos e os desafios que devem ser superados para que possamos chegar ao centenário de nossa querida capital, em 2033, como a cidade mais sustentável do país e uma referência em sustentabilidade mundial. São metas ousadas, porém, factíveis. Goiânia tem potencial para ocupar o lugar que merece”, observa.
Marconi ressalta que sua experiência adquirida ao longo de quatro mandatos de governador de Goiás e seu conhecimento profundo da cidade possibilitam a ele apontar ações que já podem ser implementadas. “Uma cidade sustentável e inteligente é aquela em que se reduz a desigualdade social por meio de projetos que gerem empregos e renda para os adultos e insiram as crianças no mundo digital e em uma educação regular de qualidade. E isso é possível por meio de parcerias com o setor tecnológico, nos moldes das escolas do Sistema S, que também oferecem qualificação profissional”, explica, ressaltando que é preciso ainda “criar polos de desenvolvimento econômico, focados na indústria 4.0, para elevarmos a produtividade do município com menos poluentes; realizar parcerias com as universidades públicas e privadas e fomentar polos também de desenvolvimento tecnológico; qualificar e melhorar a eficiência do serviço público municipal; ampliar os acordos com o BID e o ICLEI e, assim, inserir Goiânia de vez no mundo sustentável”, lista.
Ao final, conclui que é, sim, possível, conciliar desenvolvimento econômico e tecnológico e meio ambiente sustentável. “Isso, pensando no macroambiente que é uma metrópole como Goiânia, com tantas belezas naturais e desafios para melhorar a qualidade de vida de todos nós que aqui vivemos. Sempre buscando as soluções mais inovadoras, limpas e – por que não? – menos onerosas. O presente já nos mostra isso de forma muito clara e no futuro colheremos os frutos das opções conscientes que fazemos hoje”, finaliza.
Link da publicação:
Facebook: https://web.facebook.com/reel/883894045933234
Instagram: https://www.instagram.com/p/CkGVurdgpc6/