CDTI/Fieg prepara missões prospectivas e de benchmarking
Nesta quarta-feira (26/10), conselheiros, empresários, professores e convidados participaram, por meio de videoconferência, de reunião ordinária do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI-FIEG). O encontro foi conduzido pelo vice-presidente do colegiado, Marcos Alberto Campos, com mediação da assessora técnica Eliene Mariano.
Na oportunidade, o vice-presidente do Fórum Aliança pela Inovação e presidente do Sindinformática, Marco César Chaul, compartilhou o diagnóstico da missão de benchmarking realizada ao Porto Digital em Recife, em Pernambuco. A comitiva visitou oito empresas, entre elas a C.e.s.a.r, Serttel e a BR Voice. Segundo Chaul, o Porto Digital tem um faturamento em torno de R$ 3,7 bilhões e foi consolidado a partir de uma sinergia de ações entre iniciativa privada, setor público e universidades. “A missão para Recife foi importante para conhecer os avanços tecnológicos e, também, para saber os desafios que eles enfrentam, entre eles a rotatividade de trabalhadores. Atualmente, a maioria das instituições enfrenta esse mesmo problema”, pontuou.
O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia e design.
Sobre o planejamento das ações do CDTI para 2023, o colegiado destacou missões e prospecções para outros países que possuem centros avançados de tecnologia e inteligência artificial, como Bogotá, na Colômbia, e Alemanha.
No encontro, também foram discutidas as ações do Fórum Aliança pela Inovação para o próximo ano, como a preparação do primeiro Fórum de NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) e a realização de benchmarking com outros Estados, visando à aproximação com empresas e centros de pesquisas.