• Forças Armadas atuam no combate ao Covid-19 em todo Brasil

    Publicado em 30.03.2020 às 14:05

    A Marinha, Exército e a Aeronáutica estão reforçando diariamente, as medidas de prevenção contra o coronavírus no Brasil. Com a realização da Operação Covid-19 em todo o território brasileiro, já foram ativados 10 Comandos Conjuntos das Forças Armadas e um Comando Aeroespacial permanente todos, sob a coordenação do Ministério da Defesa.

    Entre as ações, estão incluídas as atividades de conscientização da população por meio de panfletos educativos com informações de prevenção, cuidado e promoção da saúde. Os militares também estão fiscalizando a entrada e saída de passageiros nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos de todo o País.

    Os militares também irão atuar na Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR). Para isso, estão sendo confeccionadas máscaras N 95, utilizadas neste tipo de ação específica.  Além disso, esses profissionais estão inspecionando os navios atracados em território nacional.

    Com a Operação Covid-19, as Forças Armadas estão intensificando a produção de cloroquina e álcool em gel nos laboratórios militares. Foram montados postos de triagem próximos aos hospitais públicos com intuito de desafogar a rede pública de saúde e intensificar o diagnóstico da doença no País. Os militares estão atuando apoiando diariamente os profissionais de saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe.

    Ações em todo o Brasil

    Neste fim de semana, militares realizam ações de desinfecção das áreas internas e externas dos terminais hidroviário, rodoviário e aeroportuário na capital do estado do Pará, Belém.  O mesmo procedimento ocorreu nas três estações do BRT (Jardim Oceânico, Alvorada e Recreio) no Rio de Janeiro (RJ).  Na capital federal, a Estação Central do metrô em Brasília (DF) também foi descontaminada nessa madrugada.   

    A Operação Covid–19 conta com mais de 5.500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Cerca de 660 viaturas, 53 embarcações, três aeronaves estão sendo empregadas pelos 10 Comandos Cojuntos e pelo Comando Aeroespacial permanente.

    Com informações do Ministério da Defesa