• Igreja intensifica transmissão de missas e momentos de oração pelas TVs e redes sociais

    Publicado em 30.03.2020 às 18:51

    Durante este tempo de pandemia, na Arquidiocese de Goiânia, a celebração da Santa Missa tornou-se sine populo, ou seja, sem o povo. A orientação do arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, é de que as celebrações e mensagens dos padres sejam transmitidas pelas redes sociais das suas paróquias.

    Dom Washington e os bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes, são os primeiros a dar o exemplo, comunicando-se com o povo de Deus por meios eletrônicos. Até a tradicional missa dominical das 11h30, na Catedral, está sendo transmitida pelas redes sociais e pela Rádio Difusora.

    As pessoas que não possuem redes sociais são convidadas a acompanhar as missas transmitidas pelas emissoras de televisão católicas, que já têm na programação diversos horários de celebrações e orações, mas que os intensificaram e diversificaram neste momento de grande tensão e insegurança social, para levar conforto e esperança aos fiéis.

    Pastoral da Comunicação

    Na Arquidiocese de Goiânia, cerca de 40% das paróquias estão fazendo a transmissão da Santa Missa via redes sociais e algumas estão transmitindo também a oração do Santo Terço, de mensagens dos seus párocos e orações do papa Francisco, pois ele tem convidado o mundo a se unir em oração pelo fim da pandemia do coronavírus, em determinados dias e horários. Tudo isso contando com o apoio das equipes que atuam na Pastoral da Comunicação, que estão ainda produzindo textos, artes, vídeos e podcasts o tempo todo, para divulgar conteúdos informativos e de orientação espiritual.

     Entre as atividades de iniciativa do Vicariato para a Comunicação (Vicom) da Arquidiocese de Goiânia está a criação do programa Um só Corpo, que consiste na transmissão de momentos de oração com alguns padres por meio de live nas redes sociais.

    Foi aberto também um canal direto de comunicação com a Arquidiocese de Goiânia, que é a atendente virtual Clara, nome inspirado em Santa Clara, padroeira da Comunicação. A personagem foi criada para motivar a interatividade e ajudar as pessoas a tirar todas as suas dúvidas, obter orientações e registrar sugestões, neste tempo difícil que estamos passando.  O contato com a Clara deve ser feito pelo WhatsApp – (62) 98424 -9727 – e pelas redes sociais da arquidiocese.

    O Vicom está solicitando aos padres que gravem mensagens em vídeo e as envie para serem divulgadas nas redes da arquidiocese. Muitos padres têm enviado seus vídeos e o pedido continua, para que haja participação de um número cada vez maior de presbíteros. Ações de comunicação que já existiam estão tendo continuidade neste mês, como é o caso do comentário do Evangelho de cada domingo, gravado por Dom Moacir Silva Arantes, e divulgado nas redes sociais, com o título “Lâmpada para meus pés”.

    Circulação Virtual

    O jornal impresso Encontro Semanal, distribuído em todas as paróquias da nossa arquidiocese, será distribuído somente pelas redes sociais e disponibilizado no site institucional, a partir desta edição, temporariamente. O programa Encontro Semanal continua a ser veiculado pela PUC TV, assim como o comentário do Evangelho do dia – “Oração por um Dia Feliz –, com Dom Washington Cruz.

    A TV Pai Eterno colocou no ar um novo programa, no último dia 23, intitulado Hora da Esperança e transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 8h30, para todo Brasil.

    Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar e responsável pelo Vicariato para a Comunicação na Arquidiocese de Goiânia, agradece aos atuantes na Pastoral da Comunicação que realizam um nobre trabalho a serviço da evangelização em suas paróquias, imprescindível neste momento tão desafiador para todos nós, plantando unidade e esperança.