Vulnerabilidade social: mulheres se formam em mecânica na capital goiana
Capacitação inédita entre as goianas, doze mulheres em situação de vulnerabilidade social se formaram, na noite de terça-feira (13/12), no curso profisionalizante de Mecânica de Motocicleta da Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia ocorreu no auditório da instituição, na Vila Canaã, em Goiânia, e foi a celebração de quatro meses de muito estudo e dedicação, entre aulas práticas e teóricas.
Com a equipe de professores, composta pelo corpo docente do Senai e por mecânicos da Saga Motos, as alunas aprenderam noções básicas de mecânica, manutenção em motores, freios, troca de óleo e reparação de peças em motos. Além disso, receberam orientações sobre como entrar no mercado de trabalho, o que incluiu noçõe básicas de empreendedorismo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM).
Cursos profissionalizantes gratuitos
Segundo a SMPM, o trabalho tem por objetivo ampliar oportunidades, garantir o bem-estar e saúde, além de combater toda forma de violação dos direitos, discriminação e violência contra mulheres. Ao todo, já foram oferecidos mais de 7 mil cursos de capacitação neste ano – sempre em parceria com o Senai, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o Instituto Federal de Goiás (IFG).
Dentre as capacitações oferecidas estão: embelezamento das mãos e dos pés, modelagem e henna para sobrancelhas, corte e costura, assentamento de cerâmica, panificação, confeitaria, manutenção de celulares, manutenção de computadores, gastronomia, empreendedorismo e tábua de frios.