Considerada pulmão do mundo, Amazônia Associação de Prefeitos e Protetores da Amazônia do Brasil

Publicado em 16.01.2023 às 10:51

Nos últimos cinco meses de 2022, 4.793 quilômetros quadrados da Amazônia entraram para a lista de áreas sob alerta, segundo dados parciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados neste mês de janeiro. A área que está sob alerta equivale  a quatro vezes o tamanho de Belém, capital do Pará.

De acordo com a pesquisa preliminar, os estados de Pará, Mato Grosso e Amazonas lideram a lista dos estados com o maior número de áreas sob risco de desmatamento, somando mais de 3 mil quilômetros quadrados, juntos.

Para evitar que o desmatamento da Amazônia aumente ainda mais, políticos, advogados, empresários, população e autoridades, se uniram para criar a Associação de Prefeitos e Protetores da Amazônia do Brasil (APPA). Fundada no dia 9 de janeiro, a APPA tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a opinião pública para a preservação da floresta amazônica.

 “Quanto maior o número de vozes, maior tende a ser a pressão feita ao poder público e privado para que tomem consciência da prioridade que a preservação da Amazônia deve ter para o desenvolvimento do país. Tanto no campo ambiental, quanto nos campos econômico e social”, disse a presidente da Associação e prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira (UB).

Dados preocupantes

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), estima que o bioma pode perder quase 12 mil quilômetros quadrados até dezembro de 2023, se o desmatamento seguir o ritmo atual. A área equivale quase 10 vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.

*Soltura de tartarugas*

Cerca de 6 mil filhotes de tartarugas foram soltas no Rio Araguaia para celebrar o lançamento da Associação Prefeitos e Protetores da Amazônia. A ação foi coordenada pelo biólogo Francisco Assis Ribeiro Sousa, em parceria com a Prefeitura de São Félix do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).