Rede Sesi Senai Goiás abre ano letivo. Sandro Mabel destaca investimentos
A Rede de Ensino Sesi Senai retornou às aulas nesta segunda-feira (dia 23), em meio à execução de um projeto arrojado de ampliação e modernização de todas suas escolas em Goiás, estrategicamente espalhadas pelos principais polos produtivos do Estado, com previsão de investimentos de R$ 1 bilhão até 2026. Neste ano, até fevereiro, o Senai oferta, em 18 unidades operacionais, 23.872 vagas em diversas áreas técnicas e modalidades, sendo 7.854 vagas para cursos técnicos, 4.607 em qualificação profissional, 6.176 em aperfeiçoamento e 5.235 em aprendizagem industrial. Entre as vagas, 9.700 são disponibilizadas gratuitamente – 6.400 em cursos presenciais e 3.300 por meio de ensino a distância (EaD). Só em janeiro, a instituição já realizou mais de 4 mil matrículas, distribuídas nas mesmas modalidades de educação profissional.
Já o Sesi Goiás inicia o ano com aproximadamente 11 mil alunos, formando 340 turmas, sob processo de ensino-aprendizagem conduzido por 400 docentes, em 14 escolas. São 3.902 estudantes no novo ensino médio, 4.363 nos anos finais do ensino fundamental, 1.851 nos anos iniciais do ensino fundamental e 127 na educação infantil. Este ano, cerca de 4 mil novos alunos ingressaram na instituição, referência de qualidade em educação básica.
A abertura oficial do ano letivo foi realizada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais das duas instituições, Sandro Mabel. Ele lembrou o investimento de quase um bilhão de reais programado para até 2026 e destinado a ações como expansão, modernização e construção de novas escolas, além de capacitação de docentes, visando a elevação da produtividade e competividade das indústrias. “Nosso enfoque é que nossos alunos saiam prontos para a indústria e para vencer na carreira profissional e na vida, construindo família, podendo adquirir sua casa e seu carro, entre outros bens”, ressaltou. Sandro Mabel disse que está ansioso para ver as conquistas que os estudantes terão em 2023, a exemplo de anos anteriores. “Formamos campeões e este ano vamos investir forte para que eles tragam muitos prêmios para Goiás.”
Com um auditório lotado de alunos e docentes, a abertura oficial do ano letivo, realizada no Sesi Senai Aparecida de Goiânia, contou com presença do deputado estadual Virmondes Cruvinel, do diretor de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Claudemir José Bonatto, e do gerente de Educação Profissional do Senai, Osvair Matos. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Sistema Fieg para todas as escolas da rede do Estado.