Empreendedores goianos vencedores do Desafio GO!JOVEM são premiados

Publicado em 24.01.2023 às 18:30

O Sebrae Goiás realizou, na manhã desta segunda-feira (23), um evento para consagrar o empenho das três equipes campeãs da primeira edição do Desafio Sebrae Jovem Empreendedor – GO!JOVEM. O projeto busca estimular o empreendedorismo entre os jovens goianos e criar mecanismos de incentivo aos pequenos negócios, oferecendo modernidade, digitalização e inovação. A premiação aconteceu na sede do Sebrae, em Goiânia, e contou com a presença de representantes do estado, colaboradores e gestores que contribuíram com a execução do projeto.

Além de entregar os prêmios aos grupos vencedores, o evento teve como objetivo anunciar a abertura das inscrições do GO!JOVEM para este ano. Os interessados, com idades entre 18 e 39 anos, podem ter acesso ao edital através do site www.vitrine.sebraego.com.br/gojovem e devem se inscrever até dia 28 de fevereiro.

Durante a abertura da premiação, o diretor técnico do Sebrae Goiás e idealizador do GO!JOVEM, Marcelo Lessa Bezerra Medeiros, parabenizou as equipes pelo empenho empregado durante o desafio. “A ideia desse momento de hoje é estimular toda essa juventude, todos esses segmentos que representam as lideranças jovens, para que aquilo que nos converge em prol do empreendedorismo seja difundido e praticado nos próximos anos. Esses jovens vão sair daqui com a missão de desenvolver soluções e praticá-las nos pequenos negócios, para que isso revolucione nossos empreendedores e o nosso estado”, disse o diretor.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás e também da Federação da Agricultura no Estado de Goiás (Faeg), deputado federal José Mário Schreiner, falou aos presentes. Ele enfatizou sobre a necessidade de os jovens ingressarem em diferentes camadas da sociedade para romper com tradições ultrapassadas e, principalmente, oferecer novas perspectivas. “Esse movimento não vai se formar do dia para a noite, mas precisamos iniciar. Esse pontapé que estamos dando aqui, daqui a dez, vinte anos é que vamos colher os resultados”.

José Mário também enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com outras 14 instituições goianas. Ele afirmou que o trabalho contínuo entre os diferentes setores de produção trará resultados a curto, médio e longo prazos.

“O trabalho do Sebrae frente aos jovens é extremamente importante, porque são trabalhados três pilares no desenvolvimento das discussões atuais: o do empreendedorismo, de se estimular cada vez mais entre todos os jovens; a sucessão familiar, para que possamos ter jovens preparados para assumir os negócios de suas famílias; e a formação de novas lideranças. Por isso, é extremamente importante esse movimento envolvendo as diversas instituições como Fecomércio, Facieg, Faeg, OAB Jovem e Fieg, enfim, essas 14 instituições que hoje compõem esse movimento jovem liderado pelo Sebrae. Um trabalho contínuo, que sem dúvida nenhuma trará grandes resultados”.

Grupos vencedores

De acordo com Victor Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae e gestor do GO!JOVEM, no ano de 2022 o programa recebeu 271 inscrições de 72 cidades goianas. Os participantes passaram por uma etapa de capacitação e, depois, desenvolveram propostas para aumentar as vendas, a visibilidade e os processos de atendimento de empresas que já atuavam no mercado. Deste total, três equipes foram premiadas.

O grupo Gladiadores do Empreendedorismo ficou em terceiro lugar e foi o primeiro time a ser chamado para receber seus prêmios. Cada integrante ganhou um smartphone e uma vaga em um seminário que auxilia no desenvolvimento dos empreendedores, o Empretec, ou 20 horas de consultoria.

Gabriel Borges Silva, um dos membros da equipe, dá continuidade a uma empresa familiar de personalização a laser. Ele afirma que ao participar do GO!JOVEM sua maior superação foi entender, não só na teoria, como na prática, de que maneira poderia modernizar processos “arcaicos” que eram utilizados no negócio de sua família.

“O nosso desafio foi realmente trazer algo tecnológico, como softwares, para nossa empresa. Isso porque, no momento que você pega algo que é mais jovem e moderno e tenta implementar em uma empresa que já tem toda uma base consolidada, familiar, existe uma resistência, é difícil. Mas o Sebrae nos deu todo o suporte e orientação para conseguimos. Consultores nos indicaram caminhos mais simples e eficazes, e deu certo!”, comemorou.

O segundo lugar ficou com o grupo Neo Digital. Cada integrante foi premiado com um tablet e pode escolher entre uma vaga no seminário Empretec, ou 20 horas de consultoria. A líder do time, Bárbara Araújo, contou que a empresa, do segmento de personalização de almofadas, já existia, mas ninguém possuía capacitação para aprimorá-la. Depois do GO!JOVEM, o negócio progrediu tanto que a empreendedora afirma que irá se inscrever novamente no programa em 2023 para aprender ainda mais.

“O Sebrae nos capacitou em coisas que a gente não tinha conhecimento. A empresa já existia, mas só chegou onde chegou graças à capacitação do programa. A gente vai participar do próximo GO!JOVEM, não só para buscar o primeiro lugar, mas também para adquirir mais conhecimento”, disse.

Os últimos a serem chamados para receberem os prêmios foram os integrantes do grupo Visionários do Empreendedorismo, que conquistaram o primeiro lugar. Cada integrante ganhou um notebook e um bilhete aéreo para participarem de um dos eventos mais renomados do mundo no quesito de tecnologia, o Web Summit Lisboa 2023.

Para Márcia Vaz, líder do grupo vencedor, a oportunidade oferecida pelo Sebrae Goiás foi capaz de mudar sua vida profissional e pessoal, já que passou de vendedora informal de roupas para empresária com registro e emissão de nota fiscal. Extremamente feliz com a vitória, ela afirma que a persistência foi um dos fatores determinantes para finalizar o desafio em primeiro lugar.

“Nosso projeto foi aplicado nas Óticas Vaz, em Trindade. Por mais que a gente tenha tido muitas dificuldades, ter persistência foi fundamental para que a gente ganhasse. Tudo que aprendemos no GO!JOVEM nós aplicamos na empresa e triplicamos as vendas. É a realização de um sonho”, celebrou Márcia.

O GO!JOVEM é realizado pelo Sebrae Goiás, mas conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial (Acieg Jovem), Associação de Jovens Empreendedores e Empresários (AJE Goiás), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Jovem), Comissão da Advocacia Jovem de Goiás (CAJ Goiás), Confederação Nacional de Jovens Empreendedores e Empresários (Conaje), Sistema Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg Jovem), Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (Faje), Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg Jovem), Goiás Júnior e Instituto Jovem Exportador.