Alego promove sessão itinerante para homenagens em Rio Verde nesta 4ª-feira, 25

Publicado em 25.01.2023 às 07:24

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promove nesta quarta-feira, 25, sessão itinerante para entrega de Título de Cidadania Goiana a personalidades por seus relevantes serviços prestados ao estado.

A solenidade terá lugar no Teatro Lauro Martins, da Universidade de Rio Verde (Unirv), em Rio Verde, às 19h30. Serão condecorados o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSD), que também é autor da propositura que irá conceder a homenagem ao reitor da Unirv, Alberto Barella Netto, e ao prefeito do município, Paulo do Vale (UB).

Homenageados

Presidente da Alego, eleito em 1º de fevereiro de 2019, Lissauer Vieira é produtor rural e empresário do ramo da comunicação. Natural de Coronel Bicaco, cidade do Rio Grande do Sul, Lissauer cresceu em Rio Verde, onde também iniciou sua trajetória política. Em 2013 assumiu a Secretaria Municipal de Comunicação da cidade, permanecendo no cargo até 2014, quando foi eleito, com 29.676 votos, para o seu primeiro mandato como deputado estadual. Em 2018 foi reeleito para o segundo mandato com 37.550 votos. Em fevereiro de 2019 foi eleito presidente da Casa de Leis para o biênio (2019-2021) e em pleito antecipado para outubro de 2021, o parlamentar foi reeleito para continuar no comando da Alego até janeiro de 2023.

Paulo Faria do Vale mudou-se para Rio Verde nos anos 1980 e iniciou sua carreira de médico trabalhando em postos de saúde. Construiu a primeira clínica de hemodiálise no interior de Goiás, que atende cerca de 17 municípios da região.

O médico foi diretor da Unimed por dez anos e dirigiu, também, o Sindicato Rural de Rio Verde. Foi presidente do Sicredi de Rio Verde — quando a unidade atingiu a melhor performance —, e com a sua diretoria, colaboradores e associados transformaram a pequena cooperativa de crédito em uma das mais expressivas do estado. Além disso, Vale foi secretário municipal de Saúde de 2009 a 2012 e dono da primeira clínica de nefrologia na região do Sudoeste goiano.

Em 2014 Paulo do Vale candidatou-se pela primeira vez a deputado federal, obtendo 41.845 votos, pelo PMDB. Em 2016 em sua primeira eleição para um cargo executivo, foi eleito prefeito de Rio Verde, com 47.963 votos (49,33%) e reeleito em 2020 com 45.580 votos (51,07%).

Também homenageado, Alberto Barella Netto iniciou sua graduação em Ciências Contábeis pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (Fesurv), atualmente é doutorando em Administração pela Unisinos/RS; mestre em Administração pelo UNI-FACEF – Centro Universitário de Franca-SP, tendo o título de mestre em Gestão Empresarial, linha de pesquisa em Desenvolvimento Regional; graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Rio Verde. Atualmente é pró-reitor de Administração e Planejamento da Universidade de Rio Verde.

Netto atua na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis e Finanças, Gestão Escolar do Ensino Superior. Possui diversos trabalhos apresentados e publicados em eventos científicos, além de ministrar aulas na graduação e programas de pós-graduação.