Sesc: Claque Retomada Cultural chega na cidade de Goiás nesta sexta-feira (3)

Publicado em 3.02.2023 às 15:05

O Claque Retomada Cultural chega nesta sexta-feira (3/2) na Cidade de Goiás, onde fica até domingo (5/2). Nesses três dias, a terra de Cora Coralina vivenciará uma verdadeira maratona artística, com apresentações de música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e literatura.

Para o evento, está sendo montada uma estrutura no Mercado Municipal, onde acontecerá grande parte das apresentações musicais e de artes cênicas. Já no Cine Teatro São Joaquim acontecerá as propostas de literatura e audiovisual. A programação também contemplará exposições e intervenções urbanas, que serão realizadas em vários pontos da cidade.

A antiga Vila Boa, conhecida por sediar um dos mais importantes festivais de cinema ambiental do mundo, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), contará com uma mostra de cinema pelo Claque – Retomada Cultural. Ao todo, serão exibidas 24 produções, entre curta, média e longa metragem.

O Claque – Retomada Cultural, que é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás), está investindo um total de R$ 500 mil na cidade, dando oportunidade para cerca de 75 propostas artísticas.

Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Claque – Retomada Cultural visa incentivar e dar oportunidades. “A classe artística foi bastante prejudicada com a pandemia. Com esse incentivo, vários artistas poderão recomeçar seus trabalhos. É um fôlego a mais para a cultura goiana”, afirmou.

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, pontuou sobre a importância do Claque – Retomada Cultural para movimentar o cenário cultural e econômico. “Essa descentralização da cultura vai permitir que várias cidades do interior goiano recebam atividades artísticas de forma gratuita. Uma oportunidade para movimentar o setor econômico e proporcionar maior fluxo no turismo”, ressaltou. 

O secretário da Retomada, César Moura, considera que levar o Claque – Retomada Cultural a cidades do interior é mais uma oportunidade de reconhecer os talentos goianos e movimentar a economia. “Esta enorme maratona cultural permite que o público tenha acesso gratuito a diversas atrações, que o comércio local seja movimentado e que os artistas sejam reconhecidos e valorizados”, frisou.

Polos do Interior

Em janeiro, o Claque – Retomada Cultural percorreu os municípios de Luziânia, Itumbiara e Rio Verde, onde cerca de 200 propostas artísticas já foram apresentadas. Até março, as cidades de Jaraguá, São Miguel do Araguaia e Posse também serão palcos da maior maratona artística do Estado.

Para esta edição do projeto, que está acontecendo de forma 100% presencial, foram investidos mais de R$20 milhões, contemplando várias linguagens artísticas, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e literatura.