Rogério Cruz lança Cartão Família e participa do anúncio de 20 novos ônibus para o transporte coletivo

Publicado em 8.02.2023 às 16:15

A implantação do novo Cartão Família e a renovação da frota de ônibus são alguns dos benefícios que serão apresentados à população da Região Metropolitana de Goiânia nesta sexta-feira (10/02), pelo prefeito Rogério Cruz e governador Ronaldo Caiado, em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

“Renovação da frota de ônibus e modernização de programas visam incentivar uso do transporte público coletivo e oferecer bem-estar à população”, pontua o prefeito. Serão 20 novos ônibus da Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), implantados na frota pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). 

Na ocasião, outras medidas serão apresentadas, como a previsão de entrega, para o mês de julho deste ano, de 60 novos ônibus para integrar a operação do Bus Rapid Transit (BRT) Norte/Sul, além da renovação de toda a frota do transporte coletivo até 2025.

Outro benefício a ser apresentado é o novo Cartão Família, que modernizará o sistema de bilhetagem ao permitir que até cinco membros de uma mesma família possam usufruir do transporte coletivo aos finais de semana e feriados. A cada viagem, será cobrado o valor de apenas uma passagem, de R$ 4,30, no cartão principal. Para os demais membros, a viagem será gratuita. A adesão ao programa é feita pelo site do Sitpass (www.sitpass.com.br), onde o responsável deve cadastrar os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal. 

Conforme as regras do programa, podem ser cadastrados membros que tenham a partir de 05 anos de idade.  Não haverá personalização do cartão principal, que poderá ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar. Já os cartões dos demais integrantes serão personalizados, e devem ser utilizados após o uso do cartão do principal ou responsável na mesma viagem. Os cartões não podem ser utilizados por terceiros.

A entrega do Cartão Família será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita. Para utilizar em família, somente o cartão principal deve ser recarregado. Cada cartão pode ser utilizado até quatro vezes no mesmo dia. O cartão principal será fiscalizado por meio da biometria facial.

Esse é o quarto lançamento referente ao pagamento de tarifas da Região Metropolitana de Goiânia. Os anteriores foram o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia Tarifa (Senador Canedo, Nerópolis, Trindade, Goianira e Aparecida). A tarifa do sistema segue R$ 4,30, valor congelado desde 2019.