NRF Retail’s Big Show, em Nova York, mostrou renascimento e inovação do varejo

Publicado em 8.02.2023 às 22:24

Um verdadeiro espetáculo de informações e networking, que reuniu 800 expositores, 350 palestrantes e 40 mil visitantes de 96 países, sendo 3,5 mil brasileiros. Assim foi a NRF 2023: Retail’s Big Show, da National Retail Federation, o maior e mais tradicional evento anual de varejo do mundo, realizado de 15 a 17 de janeiro em Nova York. Essa foi a impressão que teve o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que participou da feira e contou, no dia 26/01, um pouco mais sobre a experiência para o Jornal do Empreendedor, do Canal Empreender, uma iniciativa de comunicação do Sebrae e da Newco, produtora do Grupo Bandeirantes.

Antônio Carlos contou que a visita foi feita juntamente com uma missão de empresários do Sebrae/SP, e que ele foi acompanhado pelo conselheiro do CDE do Sebrae Goiás Valdir Ribeiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL), e pelo gerente da Regional Sudoeste da instituição, Adriano Gonçalves Teixeira.

Além da feira eles visitaram diversas lojas e comércios de Nova York e trouxeram muita informação útil na bagagem. Segundo o superintendente, o comércio renasceu depois do retrocesso da pandemia, e vem contando com uma boa sinergia junto aos canais on-line. “Identificamos que o varejo está de volta, as lojas físicas estão cada vez mais estruturadas, otimizando seus espaços e modificando a experiência ao consumidor para quando ele vai ao ponto físico. Vimos lá na NRF que há uma retomada pronta para que voltemos ao normal, seja nos estabelecimentos comerciais, seja nos de serviços”, disse.

Uso das novas tecnologias

Outro ponto abordado na entrevista foi a tecnologia e a necessidade de as empresas entenderem as aspirações e o modo de se relacionar com o varejo com as diferentes gerações. “Temos os millenials, nascidos entre 1981 e 1996, nativos digitais; a geração Z, dos que estão com 10 a 26 anos de idade, que começaram a ter as redes sociais na sua dinâmica de convivência; e a geração Aplha, com menos de 10 anos, que já vivencia esse ambiente de transformação digital. Isso demonstra a importância da adequação de todo o processo tecnológico, as lojas se adaptando na sua presença física, na sua configuração, na sua oferta de serviços. Constatamos um varejo fortalecido”, afirmou.

Antônio Carlos também destacou as grandes tecnologias sendo utilizadas e inovando no consumo e no relacionamento entre as partes, como carrinhos automatizados e inteligência artificial muito presente, principalmente na coleta de dados para captação do cliente e de registro de informações sobre sua experiência, identificando o produto mais assertivo possível que ele possa procurar.

Sustentabilidade para as novas gerações

Por fim, a sustentabilidade foi ressaltada como um dos pontos centrais nas relações das novas gerações com o varejo. “Principalmente por esse choque de gerações que citamos, onde o consumidor passa a reconhecer o valor dentro do produto que vai adquirir, as empresas têm se preocupado muito com tudo isso, e conseguimos evidenciar vários exemplos dessas boas práticas sendo efetivadas, não só dentro da NRF, mas nas visitas a estabelecimentos comerciais na cidade de Nova York”, concluiu.

Assista à entrevista completa aqui.