Segunda edição do prêmio GO!JOVEM está com inscrições abertas
Estimular o empreendedorismo entre os jovens goianos, além de fortalecer a economia e incentivar os pequenos negócios. Com esses objetivos, o prêmio GO!JOVEM, do Sebrae Goiás, chega em sua 2ª edição e está com inscrições abertas até o próximo dia 28 de fevereiro.
Na prática, a iniciativa premia os grupos vencedores com formação e qualificação profissional, aprofundamento em estratégias de sucessão (no caso dos pequenos negócios familiares), apoio à construção de uma rede colaborativa que contribua para o acesso e disseminação de informações e orientação sobre como ampliar as competências de gestão, liderança, sustentabilidade, cooperação, ética e engajamento do jovem empreendedor.
Para participar é preciso ter de 18 a 39 anos e já possuir uma Micro ou Pequena Empresa no Estado de Goiás (MPE). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Sebrae Goiás. Durante a competição, enquanto pontuam, os grupos participantes recebem capacitação em empreendedorismo, inovação, mercado e vendas. E, no final da competição, os times (formados por, no máximo, 10 integrantes) mais bem pontuados são premiados.
Na visão do diretor técnico do Sebrae Goiás e idealizador do GO!JOVEM, Marcelo Lessa Bezerra Medeiros, “A ideia é estimular toda essa juventude, todos esses segmentos que representam as lideranças jovens, para que aquilo que nos converge em prol do empreendedorismo seja difundido e praticado nos próximos anos. Esses jovens têm a missão de desenvolver soluções e praticá-las nos pequenos negócios, para que isso revolucione nossos empreendedores e o nosso estado”, disse.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás e também da Federação da Agricultura no Estado de Goiás (Faeg), deputado federal José Mário Schreiner, o trabalho contínuo entre os diferentes setores de produção trará resultados a curto, médio e longo prazos. “O trabalho do Sebrae frente aos jovens é extremamente importante, porque são trabalhados três pilares no desenvolvimento das discussões atuais: o do empreendedorismo, de se estimular cada vez mais entre todos os jovens; a sucessão familiar, para que possamos ter jovens preparados para assumir os negócios de suas famílias; e a formação de novas lideranças. Por isso, é extremamente importante esse movimento envolvendo as diversas instituições como Fecomércio, Facieg, Faeg, OAB Jovem e Fieg, enfim, essas 14 instituições que hoje compõem esse movimento jovem liderado pelo Sebrae. Um trabalho contínuo, que sem dúvida nenhuma trará grandes resultados”.