Compem empossa conselheiros e discute acesso a crédito com representante da CNI

Publicado em 28.02.2023 às 19:35

O Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem) da Fieg, liderado pelo empresário Jaime Canedo, promoveu terça-feira (28/02) a primeira reunião do ano do colegiado, com participação da consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e especialista em financiamento e investimento, Maria Aparecida Bogado.

No encontro, foram apresentados benefícios e características dos fundos de aval e garantidores de crédito, além das atuais linhas de crédito disponíveis para MPEs.

Dentre as opções listadas, estão o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às MPEs); linhas do BNDES voltadas à aquisição de materiais e máquinas 4.0; Finame BK, para aquisição e comercialização de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, bens de informática e automação, ônibus, caminhões e aeronaves executivas; Finame Baixo Carbono; Finep Inovacred 4.0; Proger Urbano Capital de Giro; e Fundos Constitucionais.

Na avaliação do presidente do Compem, Jaime Canedo, o tema é extremamente relevante ao empreendedorismo. “O crédito pode ser o remédio ou o veneno para uma empresa. Encontrar o crédito que melhor se adequa ao negócio e que permita o crescimento saudável da empresa é fundamental ao sucesso.”

A representante da CNI, *Maria Aparecida Bogado*, explicou que micro e pequenos empresários contam com apoio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) nesse atendimento para encontrar a melhor linha de crédito disponível ao negócio, com acompanhamento de todas as etapas do processo. “Nosso objetivo é ajudar e aumentar as chances do micro e pequeno empresário conseguir o crédito necessário ao crescimento do negócio.”

Em Goiás, o posto do NAC conta com apoio da Federação das Indústrias, com atendimento de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, pelo telefone (62) 99941-1663.

PLANEJAMENTO 2023 – A reunião do Compem discutiu também o planejamento das atividades que serão lideradas pelo colegiado em 2023. A intenção é promover palestras, reuniões e eventos a cada dois meses, com temas que contribuem de forma concreta com as atividades das MPEs. Nesse sentido, serão formados grupos de trabalho para construção de agenda positiva voltada ao setor, reunindo sugestões e soluções para desburocratização de processos e proposição de ações concretas que proporcionem acesso à tecnologia e inovação e ao crédito e promovam a internacionalização de negócios.

O encontro do Compem marcou ainda a posse dos conselheiros da gestão 2023-2024. No total, 32 empresários e lideranças ligadas ao fomento dos pequenos negócios vão contribuir com o colegiado nos próximos dois anos.