Sebrae Goiás lança diretrizes com foco em 2 milhões de atendimentos até 2026

Publicado em 15.03.2023 às 04:00

Garantir o atendimento aos empreendedores dos 246 municípios do estado e somar 2 milhões de atendimentos na Gestão 2023/2026 são desafios colocados pelo Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás à Diretoria Executiva. O anúncio da ampliação em 10% dos atendimentos foi feito pelo presidente do CDE, José Mário Schreiner, reforçado pelos diretores executivos Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Superintendente), Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (Técnico) e João Carlos Gouveia (Administração e Finanças).

O evento aconteceu nesta terça-feira (14) no auditório do Sebrae em Goiânia e reuniu representantes do conselho, gerentes das 11 Regionais, entidades parceiras, funcionários e imprensa.

Schreiner destacou que sempre é preciso trabalhar diretrizes para efetivar a ampliação empreendedora nos pequenos municípios e distritos que precisam da mão estendida do Sebrae. “Nesse momento delicado pelo qual o país passa, é onde o Sebrae faz a diferença ao levar conhecimento, fortalecer o desenvolvimento de todos os locais e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou.

O presidente do CDE reforçou ainda que o Sebrae vai apoiar e mostrar os caminhos. “O que nós vamos fazer é desafiador. No ano passado foram alcançados 443 mil atendimentos, e vamos buscar 500 mil atendimentos neste ano”, ressaltou. Para o quadriênio 2023-2026, a meta é somar pelo menos 2 milhões de atendimentos.

Para isso, a instituição vai fortalecer a rede de suporte aos pequenos negócios, as Salas do Empreendedor, e aumentar de 102 para 150 pontos de atendimento da rede estendida, em conjunto com prefeituras e outros parceiros.

E também ampliar o trabalho conjunto com instituições, associações, sindicatos e todo o Sistema S, alguns parceiros com os quais as ações serão estreitadas nessa missão de levar conhecimento por meio de cursos, capacitações, treinamentos e atendimentos em todos os setores da economia.

O diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afirmou que recurso não será problema para a ampliação dos atendimentos. Segundo ele, o Sebrae Goiás aplicou, em 2022, 89% dos recursos nas atividades-fim, que são os atendimentos. “Isso significa que somos o número um do Brasil e que temos expertise para evoluir cada vez mais. Graças ao nosso trabalho transparente e à nossa equipe de colaboradores, terceirizados e prestadores de serviços, podemos comemorar esse resultado e conquistar os próximos”, disse.

Com a crescente demanda, o diretor Técnico, Marcelo Lessa, explicou que a instituição incrementou a estrutura, ampliou o corpo técnico com novos agentes e planejou a ampliação do atendimento. “Nós possuímos hoje diversos programas e soluções e podemos ajudar o empreendedor a não só sobreviver, mas potencializar seu negócio com ferramentas digitais, de gestão, planejamento e organização financeira, e isso dá condições para que o empresário mantenha seu negócio com alto rendimento”, frisou.

Empreendedorismo do futuro

Com uma diretriz de 2 milhões de atendimento em quatro anos, o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, afirma que a instituição leva toda sua estrutura para o futuro. Para ele, a missão de atender aos anseios e capacitar para o empreendedorismo garante que a economia do estado vai estar fortalecida e que o empreendedor não estará na solidão.

“Vamos apoiar e alavancar o que de melhor cada empresa tem, e o aumento desse atendimento será feito de diversas formas: presencial, das atividades em parceria com as entidades de classe, das ações em conjunto com o governo do estado, ou por conta da presença digital da instituição”, afirmou.

O empreendedorismo do futuro será focado em soluções inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis, e terá como base a utilização de tecnologias emergentes e a economia compartilhada.

Empreender Mais

Na ocasião foi feito o lançamento da revista Empreender Mais, que tem como objetivo ser mais um canal de comunicação que mostra as boas práticas e as ideias construtivas que estimulam o potencial empreendedor que existe em cada indivíduo.

A proposta da Empreender Mais é divulgar projetos, falar sobre tendências, inovações, ouvir parceiros e contar histórias bem sucedidas de homens e mulheres goianas que buscaram o apoio do Sebrae e conseguiram colocar em prática as lições que o empreendedorismo pode oferecer para quem se propõe a querer mais, produzir mais, gerar emprego e possibilitar renda para si e para outras pessoas.