• Renegociação de dívidas, fiscalizações e pesquisas de preço definem importância do Procon Anápolis no dia a dia do consumidor

    Publicado em 16.03.2023 às 06:10

    O Dia do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira, 15, é uma data que chama atenção para as ações que o Procon Anápolis já realiza diariamente em prol da defesa do direito dos consumidores anapolinos. Somente nesta semana, o órgão esteve nas ruas realizando fiscalizações em postos de combustível, agências bancárias e supermercados. Além disso, também teve início o 4º Feirão de Renegociação de Dívidas, que ocorre na própria sede.

    Como uma instituição que busca promover a harmonia nas relações entre consumidor e fornecedor, o diretor do Procon Anápolis, Wilson Velasco, destaca que “as demandas dos consumidores anapolinos crescem a cada ano, e por isso buscamos cada vez mais especializar os atendimentos feitos na sede do órgão e na van do Procon na certeza de que quanto mais dedicação e empenho houver por parte dos servidores, mais efetividade haverá nas tratativas e negociações feitas com as empresas, de forma que os direitos dos consumidores sejam sempre preservados”.

    No último ano, a Diretoria de Defesa do Consumidor realizou diversas atividades visando orientar a população em relação aos seus direitos. Nesse sentido, o órgão elaborou 39 pesquisas, subdivididas entre mensais temáticas e extraordinárias, permitindo que a população tivesse acesso à diferença de preços existentes entre os estabelecimentos, observando ainda que elas ficam disponíveis na página da Prefeitura. Além disso, no mesmo período, foi realizada uma série de ações do projeto Procon Educa, que levou informações sobre os direitos do consumidor por meio de teatro de fantoches, entrega de cartilhas, palestras e distribuição de brindes a 2.978 crianças e 60 famílias.

    Também no ano de 2022, o Procon Anápolis realizou um total de 13.007 atendimentos, número que representa um aumento de 16,27% se comparado ao de 2021. A van do Procon, retomou suas atividades em novembro de 2022, e fechou o ano com um total de 176 atendimentos realizados. A 3ª Feira de Renegociação de Débitos, ocorrida no mês de agosto, contou com a participação de 23 empresas parceiras, dentre elas instituições bancárias, educacionais e empresas públicas, e foi concluída com 608 atendimentos e um montante de R$ 6.662.417,80 renegociados. E para finalizar as diversas atividades de prestação de serviço à população, o departamento de fiscalização realizou só no último ano 869 ações.