Na Fieg, Pedro Sales cogita criação de crédito, no âmbito do Fundeinfra, para investimentos de indústrias

Publicado em 16.03.2023 às 06:12

O Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Fieg, liderado pelo empresário Célio Eustáquio de Moura, reuniu conselheiros, empresários e profissionais do setor terça-feira (14/03), na Casa da Indústria, para encontro com o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Henrique Ramos Sales. Na oportunidade, o gestor da Seinfra apresentou o trabalho planejado à frente da pasta, que atuará de forma mais gerencial e estratégica, buscando tirar do papel projetos prioritários do setor, de olho no desenvolvimento econômico do Estado. A reunião contou com participação do vice-presidente da Fieg André Rocha.

Sales explicou detalhes sobre a operacionalização do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), aprovado pelos deputados estaduais em novembro do ano passado, inclusive com possível proposta de criação de um crédito tarifário de infraestrutura para que indústrias instaladas em distritos industriais, sob gestão do governo estadual, possam fazer investimentos em infraestrutura do local com recursos privados, passível de compensação, a exemplo do que ocorre com o crédito outorgado. “Estamos abertos para discutir e dialogar sobre os aspectos do fundo com os setores contribuintes”, afirmou.

De acordo com o gestor da Seinfra, a pasta vai atuar de forma mais estratégica e gerencial, buscando identificar oportunidades e otimizar processos, entretanto sem invadir prerrogativas das demais autarquias do setor no Estado. “Nosso trabalho é superar os verdadeiros gargalos que impedem a concretização das obras. Tem projeto, tem vontade política, tem dinheiro, mas a obra não sai. Por quê?”, questionou Sales, ao reforçar a importância do estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada e de atualização dos valores da planilha de serviços licitados pelo Estado. “Os valores estão fora da realidade. A licitação é uma instituição falida. Não vamos conseguir superar as dificuldades e os desafios do setor, fazendo as mesmas coisas.”

O vice-presidente da Fieg André Rocha reiterou o apoio da federação às propostas que visem ao desenvolvimento do setor. “O diálogo é fundamental para encontrar soluções aos gargalos do Estado. Somos parceiros para encontrar os melhores caminhos”, afirmou André, ao destacar representatividade da reunião do Coinfra, que contou com participação de representantes de 11 sindicatos das indústrias, além de entidades classistas de profissionais e empresários do setor.