• Polo Sebrae Agro oferece soluções para dia a dia do produtor rural 

    Publicado em 17.03.2023 às 09:49

    Com o objetivo de potencializar o trabalho em rede no atendimento aos pequenos negócios do agro, o Sistema Sebrae criou, em 2022, o Polo Sebrae Agro. A iniciativa completa 1 ano no dia 23 de março e já começa a colher os frutos dos primeiros trabalhos realizados no Brasil. Goiás, como um dos celeiros agrícolas do país, foi o estado escolhido para guiar o projeto. O objetivo é proporcionar a cada estado o que a soma de todas as regiões possui de melhor no segmento.

    O coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba de Abreu, explica que a inciativa é um centro de inteligência do Sistema Sebrae, que trabalha de forma estratégica para melhor atender os pequenos produtores. “Por ser um centro de inteligência e referência no tema agro para o sistema Sebrae, o Polo possui uma plataforma web com as principais informações, mitigando problemas de acesso à informação sobre atuação agro do Sebrae para parceiros e clientes”, diz.

    Informações em tempo real 

    Para facilitar a comercialização da produção agrícola, o Polo Sebrae Agro desenvolveu, neste primeiro ano de atuação, uma plataforma que visa apoiar os pequenos negócios da Cadeia de Hortaliças e Frutas. “O aplicativo já está em fase de testes. Queremos entregar uma plataforma que reúne as melhores estratégias de comercialização, para que consultores Sebrae de todos os estados possam estar ainda mais munidos de ferramentas no processo de profissionalização da atividade rural”, diz.

    De acordo com Douglas, o aplicativo também será uma solução de inteligência de dados ao agricultor. “O produtor rural terá acesso às cotações dos produtos de hortaliças e frutas em tempo real, retirado da base de dados das Centrais de Abastecimento (Ceasas) espelhadas por todas as regiões do país”, pontua ele.

    Além das iniciativas que visam facilitar a vida do pequeno produtor, o Polo também foca na produção de relatórios de inteligência que traz informações e dados das mais diversas culturas espalhadas pelo país. “Nosso objetivo é fortalecer o trabalho em rede do Sistema Sebrae no tema agro e disseminar ao máximo as informações para todo o Sistema, parceiros e clientes, com foco nos pequenos negócios”, explica o coordenador.

    Produzir com sustentabilidade

    Para os próximos 12 meses, o Polo pretende avançar em soluções nacionais estratégicas para os clientes do Sebrae. “Um tema que já identificamos e começamos os trabalhos é a sustentabilidade. Muito se discute sobre o posicionamento do agro brasileiro em relação às exigências relacionadas ao ESG. O Sebrae já está se antecipando e pretende preparar de forma estratégica os pequenos negócios nesse novo cenário, pensando sempre nas necessidades específicas de cada região”, diz Douglas.

    O coordenador acrescenta ainda que a prioridade é criar facilidades e resolver problemas que estejam ligadas ao tema. “Estamos prontos para encarar esse desafio junto aos pequenos negócios nessa nova agenda que emerge frente as mudanças globais, no padrão de consumo dos produtos vindos de áreas rurais”.