• Conferência de Saúde em Trindade mira defesa do SUS, da vida e da Democracia

    Publicado em 20.03.2023 às 14:15

    A Prefeitura de Trindade, por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta segunda-feira (20/03) a 5ª Conferência Municipal de Saúde com foco na proteção e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A conferência tem um tema nacional: “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. 

    As conferências ocorrem a cada quatro anos para levantamento de propostas que reciclem e fortaleçam as políticas de saúde e eleger novos delegados para a Conferência Estadual e depois para a 17ª Conferência Nacional. Atualmente, o SUS tem 160 milhões de usuários,  

    O secretário interino de Saúde de Trindade, Gustavo Queiróz, que representou o prefeito Marden Júnior no evento, destacou a Conferência como “oportunidade para toda a população, junto com Poder Público e a iniciativa privada, debaterem o SUS para fortalecer e avançar cada vez mais nos serviços prestados pelo Sistema em Trindade”.

    Uma das palestras principais foi da assistente social, Marilene Gonçalves Silveira, especialista em psicopedagogia, Regulação em Saúde e Gestão da Saúde da Pessoa Idosa, mestre em Serviço Social e servidora das secretarias estadual e municipal de Saúde.

    “São 160 milhões de brasileiros atendidos pelo SUS. A cada 10 brasileiros, sete são atendidos pelo SUS. É o maior sistema público de saúde do mundo. Temos que defender esse sistema que atende a todos indistintamente, sejam pobres ou ricos”, explanou Marilene. 

    Entre os que assistiram às palestras, a agente de saúde Maria Alves estava ansiosa pelos assuntos tratados na Conferência. “O SUS é o melhor programa que existe porque contempla tantas pessoas, é completo desde a atenção básica até a saúde na atenção terciária”, considera. Para ela, o momento é de saber como lidar e o que levar para os pacientes, “até mesmo dar esperança de saúde mental”, completou. 

    A Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Trindade, Patrícia Cristina, também destacou a conferência como espaço para “discutir questões cruciais para o bem-estar da nossa sociedade, para traçar as estratégias de defesa do SUS e alinhar direitos e deveres de usuários, trabalhadores do Sistema e demais cidadãos”. 

    Além disso, enfatizou Patrícia, é oportunidade para envolvimento de outros setores interligados, “como a Educação, Serviço Social, Indústria e Comércio, para tirarmos ideias, sugestões para as Conferências Estadual e Nacional”, citou. 

    O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Cristiano Galindo, que é da área de Saúde. Ele definiu a Conferência como “um alinhamento de ideias e condutas de profissionais que vão beneficiar a população de Trindade”.

    Durante a conferência desta segunda-feira serão definidas propostas e eleitos os 32 delegados, entre usuários do SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço do Sistema, que vão representar o município na 10ª Conferência Estadual, marcada para maio. Do evento estadual sairão delegados para a 17ª Conferência Nacional, marcada para acontecer de 2 a 5 de julho próximo e organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Estes eventos todos consolidarão o próximo Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual de 2024 a 2027.