• O que acontece com as mulheres na menopausa

    Publicado em 21.03.2023 às 05:30

    O médico nutrólogo Arthur Rocha atende mulheres na menopausa  todos os dias e detalha quais são  os sintomas mais comuns dessa fase  vida que atrapalham muito a saúde feminina.

    O médico explica que os sintomas são latentes, impossibilitando ou dificultando as mulheres de realizarem algumas atividades diárias, como trabalhar, se relacionar com a família, sair para se divertir e etc”. 

    Segundo o médico, durante a menopausa, o corpo da mulher passa por várias mudanças hormonais e físicas, incluindo a diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona. Esses hormônios sexuais femininos ajudam a regular o ciclo menstrual e a manter a saúde dos órgãos reprodutivos.

    Ele diz que a menopausa provoca um aumento do risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral. Também são notadas altercações no metabolismo, fazendo com que as mulheres ganhem peso, especialmente na região abdominal.

    A vida sexual também pode ser alteradas por causa das oscilações na libido. A redução dos níveis hormonais afeta a a função sexual. 
    Embora os sintomas sejam diferentes para cada mulher, Rocha garante que é possível mitigá-los por meio da reposição hormonal.

    Reposição hormonal

    A reposição hormonal é uma forma de tratamento para mulheres que estão passando pela menopausa e sofrem  com sintomas. A reposição hormonal envolve a administração de hormônios que diminuem durante a menopausa.