Procissão do Fogaréu acontecerá em 5 de abril, na Cidade de Goiás

Publicado em 29.03.2023 às 19:29

Ápice dos festejos da Semana Santa, a Procissão do Fogaréu está marcada para o próximo dia 5 de abril, na cidade de Goiás. O evento deve atrai milhares de pessoas de todo o Brasil e até do exterior à histórica Vila Boa. A organização é da Prefeitura de Goiás em conjunto com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), com investimento de R$ 115 mil do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). 

“É história, tradição e cultura do nosso povo. Goiás é patrimônio da humanidade e tem um evento religioso de reconhecimento internacional”, diz  o governador Ronaldo Caiado. A Procissão começa na noite de quarta-feira (05/04), às 23h59, com início em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte. 

Já a programação religiosa, que antecede o evento, teve início no dia 22 de fevereiro e se encerra no Domingo de Páscoa (09/04).

Encenação
A Procissão ocorre desde 1745, na antiga capital. Foi fundada pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A celebração religiosa representa a perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos.