• Sebrae Agro desenvolve aplicativo para venda de hortaliças e frutas

    Publicado em 14.04.2023 às 14:49

    Para sanar a dificuldade de acesso do produtor à comercialização, o Polo Sebrae Agro desenvolveu uma plataforma que auxilia consultores do Sebrae no atendimento ao pequeno empresário rural no processo de venda.

    A ferramenta trará funcionalidade e agilidade para o negócio do pequeno produtor de hortaliças e frutas. “A iniciativa pretende reunir em um único app, mercados e iniciativas que podem beneficiar os pequenos negócios”, explica o coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba.

    De acordo com ele, o acesso à plataforma será feito por meio da consultoria no Sebrae, na qual o produtor responde um questionário e a partir dessas informações é formado uma espécie de quadros com as oportunidades de negócio. “O próprio filtro da plataforma indica, por meio de uma nota, os canais de venda mais indicados para o produtor que preencheu os dados. Essa pontuação define, por exemplo, se é mais indicado vender para as Ceasas, feiras, varejo nacional ou regional, entre outras”, diz.

    O coordenador explica ainda que o Sebrae optou por deixar o consultor gerenciar o acesso à plataforma justamente para facilitar a vida daquele produtor que não possui tecnologia acessível. “Fizemos o treinamento dos nossos consultores nesta semana e todos estão aptos para começarem a fase de teste. Acreditamos que, neste primeiro momento, o nosso profissional intermediar o uso da plataforma possibilitará um resultado mais eficaz para o produtor”, ressalta.

    Informação é o caminho para o sucesso

    Douglas acredita que uma das características dos pequenos produtores que alcançam o sucesso na atividade empresarial é justamente o acesso às informações. “Esses pequenos empresários rurais conseguem acessar empresas e parcerias que outros não conseguem por falta de informação. E essa ferramenta busca proporcionar para o pequeno negócio acesso a todas as possibilidades de vendas”, diz.

    O coordenador do Polo Sebrae Agro diz ainda que a principal lacuna, atualmente, do pequeno produtor é justamente a comercialização. “O pequeno deseja acessar o mercado, clientes, deseja entender sobre os canais de fornecedores e possíveis compradores. Mas esse volume de informação não fica disponível em um único lugar. Com o aplicativo, teremos na palma da mão informações estratégicas para ajudar o pequeno negócio prosperar”, explica.