• Prefeitura de Trindade faz apresentação do Projeto Cinturão da Moda, criado pelo Governo de Goiás

    Publicado em 20.04.2023 às 05:19

    A Prefeitura de Trindade fez, nesta segunda-feira (17/04), no auditório do Centro Administrativo Municipal, a apresentação do Projeto Cinturão da Moda, criado pelo Governo de Goiás em fevereiro de 2022. Costureiras, interessados em moda, confeccionistas, empresários, alunos da Casa da Costura e moradores receberam informações de como funciona o programa e como podem se beneficiar da iniciativa, que prevê a geração de 100 mil novos postos de trabalho em 30 municípios goianos. 

    A meta é criar uma conexão com o polo da Região da 44, em Goiânia e, a partir daí, suprir o local com itens produzidos nos municípios participantes do Cinturão da Moda. 

    A Prefeitura de Trindade é parceira e, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, está apta a receber cooperativas de trabalho que poderão atuar dentro da Casa da Costura Municipal. A criação de cooperativas é uma das etapas do projeto que apoia o empreendedorismo, a geração de emprego e renda para famílias que residam no interior do Estado. 

    Durante o encontro, no Centro Administrativo Municipal foram apresentados números. O faturamento da Região da 44 chega a R$ 8 bilhões por ano, e se consolida como o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Atualmente, são mais de 16 mil pontos de venda e segue em crescimento, fato que explica a busca por mão de obra qualificada.

    Carlos Henrique Rodrigues e Ana Dimila dos Santos são casados e fazem um curso na Casa da Costura. A ideia agora é entrar em contato com outros colegas do curso de costura, explicar o projeto e daí formarem uma cooperativa de trabalho no ramo de confecções. “Criar a cooperativa vai ser muito bom porque sozinhos, na facção, é difícil. Juntos, vamos ficar mais fortes e crescer na costura aqui em Trindade”, disse ele.

    A Casa da Costura Municipal vai abrigar as cooperativas de costura de Trindade. No local está instalada a máquina Audaces, que custou R$ 1,4 milhão, tem a capacidade de corte em uma série de etapas para que o tecido fique em ponto de costura. 

    Essa é uma contrapartida do município para que faça parte do Projeto Cinturão da Moda: criar condições de apoiar quem deseja crescer no ramo de confecção de vestuário. Vera Aguiar é a coordenadora estadual do Projeto Cinturão da Moda. Ela afirma que há muito campo a ser conquistado neste setor. “Precisamos muito aumentar nossa produção de costura na Região da 44. Estamos aqui para essa parceria com o município de Trindade que, com o programa, vai crescer ainda mais e gerar empregos dentro do município, o que é muito importante”, ressalta.

    Trindade faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) da moda em Goiás por já ter potencialidade para o ramo. O município possui confecções conhecidas nacionalmente. Amanda Magalhães é coordenadora de planejamento e projetos da SIC/Trindade e sabe a importância e a força que o Projeto Cinturão da Moda tem. “Isso tudo é geração de renda dentro do nosso município”, conclui.