11ª Gamejam Goiana começa nesta sexta e desafia participantes a desenvolverem jogos digitais em tempo real
Começa nesta sexta-feira (28), às 20h, a 11ª edição da Gamejam Goiana. O evento é uma maratona de produção de jogos, com duração limitada, e que tem o tema revelado apenas na cerimônia de abertura, e termina na próxima segunda-feira (1º). A 11ª GG é realizada pela equipe Gamejam Goiana para a comunidade GameDev-GO e associados da GAMEGO. Conta ainda com o apoio do Sebrae Goiás, da comunidade StartupG e da Faculdade Senai Fatesg, local onde será realizado.
O evento é direcionado a pessoas acima de 16 anos (abaixo de 18 é necessária autorização dos pais ou responsáveis). Entre eles, produtores de jogos dos mais variados níveis de experiência (dos novatos aos especialistas). O público é em sua maioria das áreas de programação; arte gráfica; arte sonora; projeto narrativo; ludoísmo (game design); testes; e marketing, entre outros. Os participantes ganham comprovante de 74 horas. No final de semana seguinte os ganhadores recebem medalhas e troféus.
De acordo com a analista do Sebrae Daniela Caixeta, o momento é uma oportunidade para os profissionais da área ou apaixonados por jogos testarem suas habilidades e ainda criarem conexões valiosas. “Este mercado de games está em alta e só cresce. O Sebrae se orgulha em apoiar empreendedores deste segmento, que fazem parte da economia criativa”, destaca.
O projeto
O evento funciona da seguinte forma: os participantes aguardam a liberação do tema, fazem na sequência uma dinâmica, e os grupos definem o projeto. A partir daí as equipes trabalham nele durante todo o final de semana, e durante esse tempo podem tirar dúvidas com um dos seis monitores presentes. No final, os grupos devem entregar e apresentar o jogo aos jurados.