Rogério Cruz abre 9ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você, que chega a 9 mil atendimentos
O prefeito Rogério Cruz, ao lado do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, abriu, neste sábado (06/05), a 9ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você. A ação, que ocorre até às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Real Conquista, leva série de serviços em saúde à população.
“Criamos esse programa para levar saúde para as pessoas. E a cada edição temos a certeza de que ele alcança esse objetivo”, afirmou o prefeito, ao percorrer as salas de atendimento. “Temos o compromisso de cuidar de pessoas, e a atenção com a saúde dos goianienses é essencial”, disse.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Real Conquista conta com três equipes completas do programa Saúde da Família e possui 7,4 mil pessoas cadastradas. Além dos serviços oferecidos no dia a dia, na unidade, como vacinação, verificação de glicemia e pressão arterial, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exames de prevenção do câncer de colo do útero e de mama, atendimento médico e de enfermagem, atendimento odontológico para prevenção do câncer bucal e de farmácia, a força-tarefa deste sábado na USF disponibiliza todos os serviços que fazem parte do Saúde Mais Perto de Você.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, a prefeitura estuda oferecer outros exames nas próximas edições do Saúde Mais Perto de Você. “Estamos programando incluir, por exemplo, a espirometria, que é um exame que tem dificuldade de acesso na rede e uma demanda muito grande. Então esse programa vai crescendo para fortalecer a prevenção de doenças”, destacou.
Moradora do Real Conquista, Maria Aparecida da Silva, de 42 anos, chegou cedo ao local para ser atendida. “Além da consulta, fiz o teste de glicemia e aferi minha pressão arterial. Fiquei muito feliz em poder realizar meus exames aqui”, disse a moradora, ao comentar que “é muito importante que a população tenha acesso a uma ação como o Saúde Mais Perto de Você, “que proporciona serviços gratuitos e de qualidade para as pessoas mais carentes”.
José Mariano de Carvalho Ribeiro, que também mora no Real Conquista, disse que “no auge dos seus 58 anos de idade tem a oportunidade de passar por uma consulta oftalmológica”, e que “ficou muito feliz em descobrir que sua visão está boa”. “Sempre me preocupei com a minha saúde, mas nem sempre foi fácil ter acesso a cuidados médicos. Quero agradecer à equipe que organizou esse evento, pois sem ele eu não teria tido a chance de verificar a minha visão e ter certeza de que está tudo bem”, comemorou.
Dentro do programa, são previstas 400 consultas oftalmológicas, 300 exames de ultrassonografia (transvaginal, de articulações, abdominal, tireoide, mamária e de próstata), além de eletrocardiograma. A distribuição dos exames é feita da mesma forma que nas edições anteriores, sendo 50% por demanda espontânea e 50% para os cadastrados no Sistema de Informação do Complexo Regulador Municipal.