• Sebrae-GO treina expositores do Festival Italiano de Nova Veneza

    Publicado em 10.05.2023 às 05:17

    Cerca de 30 estandes estarão expondo cardápios e artesanatos típicos no 17º Festival Italiano de Nova Veneza que está movimentando a rotina dos moradores, que se preparam para receber cerca de 120 mil visitantes, de 1 a 4 de junho. A quantidade representa mais de 10 vezes a população residente, e eles vêm à cidade ávidos para degustar dos pratos italianos e curtir as atrações culturais. Em ritmo de contagem regressiva, eles receberão capacitações gratuitas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO) para aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços. 

    Segundo a Secretaria de Municipal de Finanças, só a arrecadação municipal cresce aproximadamente 30% durante o evento, e a entrada de recursos reverbera nos demais meses. “A gente percebe uma movimentação intensa antes do evento, com a compra de insumos. Após o evento, o comércio também fica aquecido, devido ao ganho da renda extra. Por isso, digo sempre que o Festival Italiano é o 14º salário da população”, comenta o prefeito da cidade, Valdemar Costa, a economia local começa sua movimentação meses antes do festival.

    Os treinamentos do Sebrae-GO, parceiro do Festival, devem contribuir para o aumento da renda dos moradores. “Os cursos de capacitação são uma ação muito positiva para ajudar os comerciantes”, diz a coordenadora do evento, Maria do Carmo Basílio. Serão oferecidas três oficinas, sendo que a primeira acontecerá na terça, 9 de maio, sobre formação de preço de venda voltada para os artesãos. A segunda está agendada para 16 de maio, na qual os expositores irão aprender técnicas para aumentar as vendas. A última será dia 23 de maio, com foco no atendimento dos clientes. Com inscrição gratuita, as oficinas acontecem sempre das 18 às 22h e podem ter até 30 participantes. As inscrições devem ser feitas com a coordenação do evento, na sede da Cozinha da Nonna.