• Caiado discute obras prioritárias para Goiás com ministro da Casa Civil

    Publicado em 31.05.2023 às 11:17

    Com o objetivo de trazer mais investimentos para Goiás, o governador Ronaldo Caiado se reuniu nesta terça-feira (30/05), com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília. Em pauta, a atuação do governo federal diante das demandas prioritárias apresentadas pelo chefe do Executivo goiano durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os demais governadores, ocorrida no início deste ano.

    Caiado agradeceu o ministro pela atenção com as solicitações goianas e pela parceria no desenvolvimento de ações voltadas ao social, que visam romper com o ciclo da pobreza. “Ele dispensou quase a manhã toda para nos ouvir. Fizemos uma análise detalhada sobre cada obra que priorizamos em Goiás. Avançamos bastante e o governo federal ficou de apresentar em julho uma avaliação final sobre como poderá contemplá-las”, explicou. 

    Segundo Caiado, as demandas levadas à reunião foram, além das três já apresentadas ao presidente Lula anteriormente (Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – Cora; BRT entre Santa Maria e Luziânia; e o Projeto de Irrigação de Fruticultura do Vão do Paranã, em Flores de Goiás), suporte para construção de três novas Policlínicas (Campos Belos, Mineiros e Mozarlândia) e três presídios para o acondicionamento do sistema carcerário goiano.

    Rui Costa retribuiu o agradecimento ao governador e aos demais representantes do Governo de Goiás presentes na reunião, entre eles o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto, e a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury de Lima.

    “Estamos finalizando o conjunto de obras para o novo plano de investimento e refinando o detalhamento junto aos governadores. Hoje foi a vez de Goiás e, daqui alguns dias, estaremos lançando não só projetos para os goianos, mas para o Brasil”, afirmou o ministro.

    Dentre as demandas apresentadas por Goiás está a implementação do projeto de fruticultura no Vão do Paraná, que já está em andamento no Nordeste goiano, numa das regiões mais vulneráveis do Estado. A iniciativa promove a capacitação profissional dos produtores rurais, além de gerar emprego e renda.

    Outro ponto discutido durante a reunião foi a ampliação do BRT de Santa Maria (DF) até Luziânia, que faz parte dos investimentos que visam a melhoria da qualidade de vida em Goiás e da população do Entorno. A obra prevê investimento de R$ 420 milhões e deve beneficiar cerca de 224 mil pessoas de Luziânia, Riacho Fundo, Cidade Ocidental e Valparaíso, que diariamente se deslocam para o Distrito Federal, seja a trabalho, comércio ou para utilizar serviços públicos de saúde e educação.

    A construção do Hospital Estadual do câncer em Goiás também foi lembrada durante o encontro. A obra já foi iniciada e a primeira etapa recebeu aporte da atual gestão de mais de R$ 400 milhões. O terreno, próximo às Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e à BR-153, foi cedido pela União ao Governo do Estado.