O Ciclo da Vida, musical inspirado no filme Rei Leão será apresentado por atores autistas em Goiânia
O Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (NAIA) apresenta neste domingo (18/6), às 18 horas, no Teatro FacUnicamps, o espetáculo musical O Ciclo da Vida, com adaptação e participação de crianças, jovens e adultos, atores e cantores com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A proposta inovadora e inclusiva é do NAIA, entidade que mantém um projeto de inclusão do autista por meio da arte e cultura e que oferece suporte aos familiares e às pessoas com TEA por meio de conscientização, atividades lúdicas, recreativas e culturais.
O musical O Ciclo da Vida tem a participação de 40 autistas entre crianças, jovens e adultos. Vários profissionais especializados e muitas mãos amigas se uniram para desenvolver esse trabalho. O projeto é desenvolvido há cinco anos como forma de fortalecer a autoestima e a autonomia das crianças e adolescentes.
A escolha da obra O Rei Leão levou em consideração a narrativa, que permite falar de inclusão de modo lúdico e atrativo para crianças e adolescentes. Na história, o pequeno Simba é expulso de seu bando e cresce sozinho na savana, tendo que lidar com a diversidade de animais e buscando acolhimento em outros grupos.
O NAIA entende que, para uma sociedade ser realmente inclusiva, cada um importa. O tema principal da peça, a diversidade, se reflete na pluralidade dos participantes de diferentes idades e habilidades. E mostra que todos são capazes de dançar, cantar, atuar e participar.
O NAIA
Apoiado pelo gabinete da vereadora Sabrina Garcez, o NAIA é formado por pais, amigos, familiares e autistas, a missão do NAIA sempre foi a de proporcionar à pessoa autista uma vida digna, integrando-o à sociedade.
Segundo o coordenador do grupo, Marcelo Oliveira, a ideia é oferecer à família da pessoa autista instrumentos para a convivência no lar e em sociedade. “Acreditamos que a arte e a cultura são elementos essenciais para ajudar na inclusão da pessoa autista e seus familiares”, afirma o Oliveira.
Sinopse
O espetáculo musical O ciclo da vida conta a história de Simba, filho do Rei Mufasa e da rainha Sarabi.
O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki. Porém, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maldoso irmão de Mufasa, que planeja se livrar do sobrinho e assumir o trono. Então, quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, resolve se exilar das Terras do Reino. Lá, ele encontra abrigo junto a outros dois excluídos da sociedade: um javali chamado Pumba e um suricate chamado Timão, que lhe ensinam a filosofia do “Hakuna Matata” (sem preocupações). Anos depois, ao se tornar um leão adulto, ele é descoberto por Nala, sua amiga de infância. Nala conta sobre o desastroso reinado de seu ganancioso tio Scar e o quanto Simba é importante para todos. Então, ele percebe que deve escolher entre assumir suas responsabilidades como rei e lutar para salvar seu povo, ou seguir com seu estilo de vida despreocupado. É uma peça encantadora, com músicas que interligam as cenas e são interpretadas pelos próprios atores autistas, e que vai encantar toda a família.
Serviço:
O Ciclo da Vida – Musical
Data: 18 de junho (Domingo)
Horário: 18 horas
Local: Teatro FacUnicamps
Informações: (62) 99521-8321
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) | R$25,00 (meia-entrada)
Venda Virtual: https://bileto.sympla.com.br/event/83487/d/197441/s/1330939
Ficha Técnica
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Direção Geral : Osiene Rodrigues
Direção Musical: Renata Lima e Beatriz Gontijo
Cenário: Osiene Rodrigues
Cenários virtuais: Willy Lugon
Contraregra: José Lima da Mata / Lorena Ledes Valle
Figurino: Fernanda Leal
Fotografia: Fermarques fotografia
Coreografia: Bieuu
Maquigem: Junin Araújo
Produção Executiva: Roberto Carlos da Silva
Coordenação Geral: Marcelo Oliveira