Sebrae-GO: Artesanato ganha espaço na Romaria de Trindade
Guiados pela fé e na devoção ao Divino Pai Eterno, a romaria de Trindade, cidade com 132 mil habitantes que fica na Região Metropolitana de Goiânia, a 27 km da capital, recebe anualmente cerca de 3 milhões de fiéis e turistas de todos os cantos do país. Considerado o terceiro maior evento religioso católico do Brasil, a festa começa no último domingo do mês de junho, tem a duração oficial de dez dias e atrai fiéis que caminham por 18 quilômetros, na rodovia GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros, para agradecer ou pagar promessas.
Durante a peregrinação, os devotos passam por 14 estações que representam a Via Sacra (trajetória de Cristo até a ressurreição) e chegam à Basílica, o único santuário do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno. A “Capital da Fé”, como é conhecida a cidade, abriga também a maior romaria de carros de bois do mundo, que reúne cerca de 500 carros vindos de todas as regiões do estado e do país e participam de um tradicional desfile. As celebrações em Trindade contam com missas, novenas, vigílias, procissões e outras atividades religiosas.
A festa é uma expressão da religiosidade popular e tem um papel importante na cultura goiana e brasileira e oferece uma variedade de atrações culturais, como shows de música e dança, barracas de comida típica e feiras de artesanato. Essas atividades atraem cada vez mais turistas e contribuem para a economia local.
O Sebrae Goiás, em parceria com a prefeitura do município e a Secretaria de Turismo e Cultura, montou um estande para mostra e comercialização do artesanato produzido na cidade e na região. A gestora do Programa de Artesanato e Economia Criativa do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta, disse que a expectativa é promover e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos artesãos locais que passaram a fazer parte do programa. O estande está localizado com destaque próximo à Basílica, na avenida Dr. Irany Pereira, em frente à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, possui 36 metros quadrados e está com mais de 500 peças de 60 artesãos (de Trindade e região, da Associação dos Artesãos e da Escola Municipal de Arte e Escultura de Santa Maria). O estande atende os turistas das 7h às 22h30 durante todos os dias da festa, que vai até 2 de julho.