Romaria 2023 bate recorde, reúne 3,6 milhões de fiéis durante 10 dias, é considerada a mais segura
A Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno bateu recorde, em 2023. Durante os 10 dias, Trindade recebeu cerca de 3,6 milhões de fiéis, aponta Sala de Gestão Integrada, ao fazer o balanço da festa em reunião, nesta segunda-feira (03/07), no auditório do Centro Administrativo Municipal, com presença do prefeito Marden Júnior. O evento, que aconteceu entre os dias 23 de junho e 02 de julho, foi considerado o mais seguro de todos os tempos. A tradição chegou aos 183 anos.
“Trindade acolheu, deu segurança, permaneceu limpa, entregou serviços de qualidade a todos os fiéis que passaram por aqui durante esses 10 dias”, destaca Marden Júnior. Levantamento das polícias Militar e Civil evidenciou pequeno número de registros, em comparação à grande presença de romeiros que visitaram o município. Não houve nenhum homicídio, nem furtos de veículos.
A Polícia Civil registrou uma média de 16 ocorrências por dia relacionadas a fiéis que se perderam de amigos ou familiares, mas todas resolvidas em pouco tempo.
O número de perdas de carteiras e celulares também foi pequeno. A delegada Silvana Nunes Ferreira, da 16ª Delegacia Regional, disse que essa era uma das maiores preocupações do governador Ronaldo Caiado. Foi disponibilizado grande número de agentes para o cumprimento da determinação de se garantir o máximo de segurança durante a romaria.
O balanço da Polícia Militar também evidencia poucos registros em face do volume de romeiros na cidade, conforme destaca o subcomandante do 16º Comando Regional da PM, Coronel Gomes.
O Corpo de Bombeiros, durante os 10 dias de festa, registrou 130 atendimentos, sem qualquer óbito ou crimes violentos, somente serviços referentes ao auxílio à saúde de romeiros, que eram encaminhados para os postos montados pela Prefeitura de Trindade. As informações são do tenente-coronel David Augusto, comandante do 15º Batalhão.
A Prefeitura de Trindade esteve presente na organização da cidade para o recebimento dos romeiros. Todas as secretarias foram envolvidas para oferecer infraestrutura e serviços aos visitantes. Durante os três dias de shows no Carreiródromo, foram arrecadados cerca de 250 mil quilos de alimentos que serão doados para entidades cadastradas junto à Secretaria de Assistência Social.
O prefeito Marden Júnior afirma que “as parcerias realizadas foram o diferencial da Romaria 2023. A Igreja Católica teve um papel fundamental nesse crescimento dos nossos visitantes, ao consolidar atrações históricas, como o show do cantor Roberto Carlos”. Ele lembra que “durante as 24 horas, as igrejas ficaram abertas para receber os nossos fiéis, e todo esse trabalho foi feito com maestria por parte dos redentoristas”.
“Tivemos uma cidade que acolheu, que ficou limpa, que trouxe tranquilidade por meio das forças policiais. O governador Ronaldo Caiado trouxe para Trindade o incremento na segurança pública, ao investir em tecnologia, monitoramento por câmeras, e isso foi o segredo do sucesso”, destaca Marden Júnior.
O prefeito afirma que Trindade teve o maior reconhecimento por parte do Governo Federal, que enviou ao município dois dos mais importantes ministros: Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). “Eles deixaram marcas, mas levaram também marcas profundas de um povo de fé e devoção”, pontua.
O trabalho, agora, é iniciar os preparativos para a Romaria 2024, conforme aponta o prefeito. “Cumprimos nossa missão de servir ao nosso povo, aos nossos romeiros. Fica o compromisso de, no ano que vem, fazer mais e melhor”, pontua.
A Igreja Católica foi representada pelo prefeito do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Sidney Martins. Ele agradeceu a todos que colaboraram para que a romaria fosse realizada com tranquilidade. “Nossa preocupação é sempre acolher bem os peregrinos, e tivemos a parceria com o poder público por meio da Prefeitura de Trindade e do Governo do Estado”, afirma.
“A igreja não tem condições de fazer todo esse trabalho e tivemos a graça de contar com essa parceria, e pudemos caminhar juntos. Os romeiros encontraram, aqui, um lugar limpo, seguro e onde puderam fazer suas experiências de fé”, conclui padre Sidney.