Roteiros de tradições e eventos têm grande potencial e ganham destaque na Expo Turismo
Bastante atuante no segmento de turismo, o Sebrae Goiás participa, nesta sexta-feira e sábado (07 e 08), no Centro de Convenções de Goiânia, da 3ª edição da Expo Turismo Goiás, considerada a maior feira do segmento no Centro-Oeste. Durante os dois dias de evento, 120 expositores vão mostrar destinos turísticos, conectar profissionais e apresentar produtos e serviços para mais de 2,5 mil visitantes esperados, das mais diversas áreas do turismo (operadoras, consolidadoras, organizadores de eventos, turismo e artesanato locais, clubes, entre outros).
A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, que ganhou um troféu de destaque Mulheres no Turismo durante a abertura oficial, disse que a feira é uma referência porque é o momento em que empresas mostram seus produtos e serviços para públicos parceiros e público final. “É a hora de fazer negócio, momento de trocar a identidade dos destinos turísticos, fazer parcerias territoriais. Aqui se encontram empresários, secretários de turismo e prefeitos, e é um momento promissor de conexão para pensar o mercado de forma profissional, eficaz, veloz, para que a gente possa realmente conquistar lugar de destaque de forma efetiva cada vez mais”, enfatizou.
Para edição de 2023, o Sebrae está com um estande com a temática do turismo religioso, referência a um trabalho realizado na Região Turística Negócios e Tradições por meio do projeto de Agentes de Roteiros Turísticos (ART). Priscila explica que o turismo de tradições e eventos tem ganhado expressiva notoriedade a cada dia, e esse fluxo precisa ter maior visibilidade. “A ideia do estande temático é uma das ações que temos em Goiânia e na Região Metropolitana (Trindade, Anápolis, Hidrolândia, Boa Vista de Goiás e Anicuns, entre outros) para incluir no cenário nacional e internacional as potencialidades desse segmento cada vez mais crescente.”
Abertura oficial
A abertura oficial da feira aconteceu na manhã do dia 07, com a presença do vice-governador Daniel Vilela, as CEOs da Goiás Expo Turismo, Rose Páscoa e Eliene Meireles, do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, entre outras autoridades e entidades, como prefeitos, secretários de Turismo, representantes da Goiás Turismo, Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo em Goiás (Anseditur),
O vice-governador disse que a feira é referência no Centro-Oeste e resultado de muitos desafios, mas que é muito importante para mostrar a todos as potencialidades naturais e riquezas econômicas que o estado possui. “Estamos vivendo um momento importante, positivo e muito otimista. O governo está com investimentos em infraestrutura, e a iniciativa privada aos poucos vem trabalhando na ampliação da nossa rede hoteleira – pousadas e hotéis –, restaurantes e melhoria dos pontos turísticos. Estamos pujantes no turismo, e a feira é um reflexo disso”, afirmou.