• Comenda Voluntários do Coração é entregue em Anápolis

    Publicado em 27.08.2023 às 04:51

    A celebração da solidariedade e o cuidado com cada pessoa da comunidade foi celebrada nessa sexta-feira, 25, durante a entrega da Comenda do Voluntário de Coração, realizada no Teatro Municipal de Anápolis. Ao todo, 32 pessoas que se destacam em ações, projetos e atividades que impactam diretamente a vida da população, transformando vidas foram homenageadas.

    Durante a entrega da condecoração, que exalta o esforço e dedicação de cada pessoa que leva a solidariedade e esperança, para os mais necessitados, há histórias marcantes que reverberam também nos discursos. Entre os agentes do bem, está o comandante da Base Área de Anápolis, Renato Leal Leite, que discursou em nome dos novos comendadores e que relatou a importância desse momento para cada um dos presentes.

    “Nessa noite celebramos o espírito de servir aos outros, que é altruísta e humanitário. Hoje a felicidade e o orgulho reside em estar rodeado de personalidades extraordinárias, que doam seu tempo e suor para essa nobre missão de cuidar das pessoas. Como Voluntário do Coração, jamais nos pautamos na espera de algum tipo de reconhecimento, exceto daqueles que recebem nosso carinho. No entanto, esse reconhecimento que por ora nos é prestado, assim, redobra nossa motivação, e acima de tudo, alimenta a chama daqueles nos cerca”, declarou o comandante.

    A Comenda foi criada pela atual gestão do município, com o intuito de resgatar o vínculo entre poder público e sociedade. A idealizadora do programa Voluntário de Coração é a primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves, que afirmou que a população da cidade sempre esteve presente na ajuda e no fortalecimento de quem precisa. “Tenho a convicção de que Anápolis é solidária, onde as pessoas têm esse olhar voltado para o próximo. Então, os Voluntários, vem com esse papel de unir as pessoas que querem fazer o bem”, reforçou Vivian Naves.

    Ao receber o título de comendador do Voluntários do Coração, é estabelecida uma nova responsabilidade e missão para cada pessoa, segundo o prefeito Roberto Naves. “A Comenda é e está linda com cada um dos homenageados, mas ela agora traz uma responsabilidade e um peso enorme. Que todos possam usar dessa honraria para contagiar novas pessoas para fazerem o bem, a cuidar das pessoas e realizar o voluntariado”, frisou.

    Entre os novos comendadores, está o Rafael Victor, vereador de Campo Limpo de Goiás, mas que também é atuante no município de Anápolis. O homenageado, garante que através dessa honraria se estabelece uma forma de alegrar e incentivar o voluntariado. “Esse projeto é saber que podemos contribuir mais e cuidar das pessoas. Fico muito feliz em contribuir com o projeto e receber esse reconhecimento aqui no município”, afirmou.

    Inúmeras pessoas acompanharam a cerimônia, entre vereadores, gestores públicos, familiares e amigos que foram ao teatro prestigiar as personalidades agraciadas pela Comenda. “Essa comenda foi repleta de muita emoção, pois afinal, agora são 32 novos Voluntários de Coração. E claro, essa é uma forma de inspirar tantas outras pessoas de nossa cidade a continuarem ajudando, dando as mãos e fazendo a ponte entre os que querem ajudar e dos que precisam de ajuda. Essa é a nossa proposta”, destacou a secretária de Integração, Eerizânia Freitas.

    O programa Voluntários de Coração foi idealizado visando fortalecer a rede de solidariedade no município; promover o engajamento nas causas sociais; potencializar as habilidades pessoais e profissionais para a promoção de projetos e ações em diferentes bairros da cidade. É a solidariedade que transforma vidas. Para se tornar um voluntário de coração, basta se cadastrar no portal voluntariosdecoracao.anapolis.go.gov.br e participar das ações do programa.

    Confira os homenageados deste ano:

    Amélia Ferreira Mendes
    Anailde Alves da Costa Azevedo
    Andre Ribeiro Pereira
    Ariane Camila Rodrigues Santana
    Arnaldo Antônio da Costa
    Carlos Alberto Fonseca
    Cineis da Silva Borges
    Cleide Gomes Marques
    Daiene Holanda Ferreira
    Delnil Tadeu Cabral Batista
    Eliud Batista Coelho Magalhães
    Francisco Jacob de Oliveira Filho
    Gelma de Cássia Gonçalves de Carvalho Oliveira
    Gilne Gonçalves de Matos Nascimento
    Janaina de Lourdes De Souza
    João da Costa Sobrinho
    Joselina Silva de Souza Fagundes
    Juracy de Alcântara Ribeiro
    Lucas Vieira de Freitas
    Luzia Aparecida Fleury Batista
    Marco Antônio Fernandes
    Marinêz Arantes da Silva
    Nilton Pereira
    Paula Emanuela Oliveira Silva
    Paula Ribeiro Alves Garcia
    Rafael Victor Mendonça Ciriaco
    Renato Leal Leite
    Ricardo Araújo Moura
    Saturnino Rodrigues Pereira Netto
    William Dantas da Silva
    Yara Rita Xavier de Godoi
    Yesa de Ascenção Carvalho