Marden Júnior inaugura primeiro Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Goiás

Publicado em 27.09.2023 às 10:00

O prefeito Marden Júnior inaugurou, nesta terça-feira (26/09), o primeiro Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Goiás. A unidade fica na Rua Rocha Lima, no Centro de Trindade, bem próximo à Avenida Manoel Monteiro. 

A unidade, que inicialmente vai atender 50 crianças com até 12 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi toda equipada com materiais pedagógicos que vão facilitar aos profissionais especializados a aplicação dos tratamentos necessários. O local será exclusivamente SUS. 

O prefeito Marden Júnior, acompanhado pela madrinha da educação, Rouane Azevedo e a primeira-dama, Dona Dorinha, se emocionaram ao cortar a fita de inauguração, momento que dá início ao funcionamento do local para crianças de famílias que utilizam o SUS em Trindade. 

“Aqui é um projeto feito a partir de uma política pública, de um olhar humano, voltado para as pessoas e as famílias. Essa é a porta de entrada de um grande trabalho. Aqui vai dar condições para um diagnóstico adequado e respeito a essas famílias que tanto precisam. Isso aqui é sinônimo de gratidão a Deus por nos permitir viver um momento como esse”, destaca Marden.

Para ter acesso ao Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Trindade o responsável deve levar a criança a uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) com cartão SUS cadastrado no município de Trindade. O médico vai verificar se existe suspeita ou evidência clínica. 

A partir daí, a solicitação médica deve ser protocolada na Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, onde o Departamento de Regulação vai encaminhar a demanda ao Centro Municipal de Atendimento ao Autista. 

Na unidade de saúde, será agendada a avaliação médica especializada onde o médico vai verificar quais as necessidades específicas. Sendo comprovado TEA, o paciente será encaminhado à equipe multidisciplinar para o início das terapias.

Caso não seja confirmado o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista o paciente será encaminhado para outra rede de atenção à saúde no município.

Durante a inauguração os presentes puderam conhecer cada sala da unidade onde a equipe multidisciplinar vai realizar os atendimentos. O local conta com médica neuropediatra, fonoaudiólogas, psicólogas, psicopedagoga, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, recepcionistas, coordenadora e auxiliar nos serviços gerais.

Shirley Paula do Nascimento Mendoza é coordenadora do Projeto TEAmamos em Trindade que conscientiza a comunidade e atende pais de autistas. Ela esteve na inauguração e conheceu todo o espaço que vai atender, de graça, crianças autistas do município. 

“O trabalho em Trindade sobre o autismo sempre foi muito respeitado pelo poder público. Isso aqui é a concretização de um longo trabalho, e ver tudo pronto é a realização de um sonho. Ainda tem muito pela frente, mas isso aqui é esperança para um futuro melhor para crianças e pais de atípicos”, diz Shirley.

Júlia da Silva é mãe do Miguel, já diagnosticado com autismo. Nesta terça-feira, o garoto começa a ser atendido no local. “É muito gratificante saber que meu filho vai ser incluído na sociedade, que vai ter terapias, e isso é muito bom”, afirma.

O trabalho executado pela Secretaria Municipal de Saúde contará com parcerias de outras secretarias. A Assistência Social vai atender as famílias que terão garantidos os direitos do indivíduo com TEA. Na Educação, apoio de psicopedagogas da rede municipal. 

Na Secretaria de Cultura e Turismo, atividades artísticas e aulas de violão. Na pasta de Esporte e Juventude, atividades saudáveis e lúdicas. “Com esse atendimento multidisciplinar, o Centro Municipal de Atendimento ao Autista é um marco na história da nossa cidade. Hoje, o poder público municipal de Trindade busca, cada vez mais, amor e cuidado para com nossas crianças”, pontua Gustavo Queiroz, secretário municipal de Saúde. 

O Centro Municipal de Atendimento ao Autista foi planejado com muito cuidado e atenção. Até mesmo o local escolhido busca facilitar o acesso das famílias. Cada objeto adquirido faz parte de estudos já existentes e que são utilizados nos melhores centros de tratamento do país. 

Na solenidade, Amanda Limongi, da Secretaria de Estado da Saúde, representou o governador Ronaldo Caiado. Larissa de Souza, servidora da OVG, representou a primeira-dama, Dona Gracinha.