Micro e pequenas indústrias são foco de edital do Pacto Goiás pela Inovação
Foi realizado, nesta segunda-feira (25/9), o segundo ciclo de palestras promovido pelo Pacto Goiás pela Inovação, com o tema “Construindo Pontes Globais: Expandindo seu Negócio Inovador”, no Senai Hub, em Goiânia. Com uma programação diversificada sobre como a internacionalização é importante para os negócios inovadores, o evento também contou com o lançamento do Edital Regional de Inovação para Micro e Pequenas Indústrias. A iniciativa é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As inscrições podem ser feitas até dia 31 de outubro pelo site.
As palestras foram conduzidas por atores do ecossistema goiano, que compartilharam insights sobre os ambientes de inovação em países como Israel, China, além do Vale do Silício; o papel do governo como mediador na dobradinha universidades e inovação; as oportunidades no cenário internacional para a indústria de alimentos goiana; além dos benefícios do acordo de parceria entre Sebrae e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entre outros.
Segundo o coordenador de Inovação do Sebrae Goiás, Athos Vinicius Valladares Ribeiro, o Sebrae é um dos grandes entusiastas desse movimento no estado, junto com outras instituições, durante todo projeto do Pacto. “Hoje, a gente quis manter uma boa pratica, que é de promover este networking, trazendo informações de projetos e processos que estão sendo trabalhados no ecossistema nacional, e assim também oportunidades para as empresas”, afirmou.
Athos ainda destacou o lançamento do edital. “Esse edital já vem sendo trabalhado há um tempo, e é fruto do acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação celebrada entre as duas instituições”, explicou. Serão selecionadas até 24 startups para resolver alguns problemas já mapeados para a indústria, conforme explica. “Serão atendidos quatro setores. São eles: construção civil; alimentos/ bebidas/ cosméticos; moda e vestuário e por fim, metal/mecânico”, exemplifica.
Durante o evento, Athos também explicou em sua apresentação para os presentes como eles podem acessar os principais laboratórios de pesquisa e inovação no país, por meio da parceria com a Embrapii. A explicação foi voltada às startups e pequenas empresas ensinando como elas podem se beneficiar do projeto.
O objetivo do edital é financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores da indústria goiana a partir de projetos de inovação. Os projetos selecionados por meio deste edital devem promover o aumento da competitividade e da produtividade industrial em um cenário global, por meio da inovação tecnológica e da promoção de soluções inovadoras para as indústrias do estado.
O vice-presidente da Fecomércio-GO e presidente do Sindinformática, Marco César Chaul, disse que o evento visa realizar um networking entre diversas entidades e empresas, e então é de extrema importância tanto para a parte de relacionamento quanto para a parte de aprendizagem. “Goiás está focando muito na parte de exportação, então hoje tivemos algumas palestras bem explicativas, explicando sobre o mercado internacional. Além disso, o encontro contribui para parcerias futuras”, disse.
Programação
O evento contou com participações de diversos palestrantes. Foram eles: Lidiane Abreu, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Secti), com a apresentação da Gerência de Internacionalização de Empreendimentos Inovadores; Cíntia Marques Faleiro, do escritório de representação da Apex-Brasil no Centro-Oeste; Gabriel Schimchak, do Senac, com a palestra “Aprendizados nos ambientes de inovação em Israel, Vale do Silício e China”; Thaís Laura Carlos dos Santos, do Senai, com o tema “Oportunidades no cenário internacional para a indústria de alimentos goiana”; Rolando Vargas, do Senai, e Athos Ribeiro, do Sebrae, com o Lançamento do Edital Regional de Inovação para Micro e Pequenas Indústrias Sebrae/Senai, além da apresentação sobre “Benefícios do acordo de parceria Sebrae/Embrapii; por fim, Gabriel de Paula, da Fapeg, com o tema “Inovação e Academia: o papel da Fapeg e do Governo como entes mediadores”.